Amputação da ponta do dedo após uma lesão: instruções de cuidados
Fingertip Amputation After an Injury: Care Instructions
Visão geral
A amputação da ponta do dedo é uma lesão comum. O tratamento depende da quantidade de pele, tecido, osso e unha que foram danificados e de quanto do seu dedo ou polegar foi cortado. O médico pode ter dado pontos no seu dedo. Pode ser necessário consultar um cirurgião de mão para obter mais tratamento.
As pontas dos dedos têm muitos nervos e são muito sensíveis, por isso a lesão pode ser muito dolorosa. A recuperação pode levar várias semanas. Seu dedo pode ficar sensível ao frio e dolorido por um ano ou mais.
Você provavelmente terá uma tala para proteger o dedo durante a cicatrização. É muito importante que você use a tala exatamente como indicado pelo seu médico. Usar uma tala pode interferir nas suas atividades normais. Peça ajuda nas tarefas diárias se precisar.
O médico examinou você cuidadosamente, mas podem surgir problemas mais tarde. Se você notar algum problema ou novos sintomas,obtenha tratamento médico imediatamente.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Se o seu médico colocou uma tala no seu dedo, use-a exatamente como indicado. Mantenha a tala seca. Não o remova até que seu médico diga que você pode.
-
Mantenha o corte seco durante as primeiras 24 a 48 horas. Depois disso, você pode tomar banho se o seu médico disser que está tudo bem. Seque o corte.
-
Não molhe o corte, como na banheira. Seu médico lhe dirá quando é seguro molhar o corte.
-
Se o seu médico lhe disse como cuidar do seu corte, siga as instruções do seu médico. Se você não recebeu instruções, siga este conselho geral:
-
Após as primeiras 24 a 48 horas, lave o corte com água limpa 2 vezes ao dia. Não use água oxigenada ou álcool, pois podem retardar a cicatrização.
-
Você pode cobrir o corte com uma fina camada de vaselina, como vaselina, e um curativo antiaderente.
-
Aplique mais vaselina e substitua o curativo conforme necessário.
-
Apoie a mão dolorida em um travesseiro sempre que sentar ou deitar durante os próximos 3 dias. Tente mantê-lo acima do nível do seu coração. Isso ajudará a reduzir o inchaço.
-
Evite qualquer atividade que possa fazer com que seu corte reabra.
-
Não remova os pontos sozinho. O seu médico lhe dirá quando voltar para retirar os pontos.
-
Esteja seguro com medicamentos. Tome analgésicos exatamente como indicado.
-
Se o médico lhe receitou um medicamento prescrito para a dor, tome-o conforme prescrito.
-
Se você não estiver tomando analgésicos prescritos, pergunte ao seu médico se você pode tomar um medicamento de venda livre.
-
Se o seu médico prescreveu antibióticos, tome-os conforme as instruções. Não pare de tomá-los só porque se sente melhor. Você precisa fazer o tratamento completo com antibióticos.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Você tem uma nova dor ou sua dor piora.
-
A pele próxima à ferida fica fria, pálida ou muda de cor.
-
A ferida começa a sangrar e o sangue encharca o curativo. Escorrer pequenas quantidades de sangue é normal.
-
Sua ferida se abre.
-
Você tem sintomas de infecção, como:
-
Aumento da dor, inchaço, calor ou vermelhidão perto da ferida.
-
Listras vermelhas saindo da ferida.
-
Pus drenando da ferida.
-
Uma febre.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.