Ranger dentes em crianças: instruções de cuidados
Teeth Grinding in Children: Care Instructions
Visão geral

Seu filho pode não estar ciente de ranger ou cerrar os dentes (bruxismo). Para muitas crianças, isso acontece durante o sono. Mesmo que as crianças consigam dormir durante isso, elas podem estar rangendo partes dos dentes. Se o seu filho continuar a desgastar os dentes, ele poderá quebrar ou afrouxar um dente ou obturação ou desgastar as bordas cortantes.
As causas do ranger de dentes incluem estresse, mordida anormal e dentes tortos ou perdidos. Ranger e apertar os dentes pode causar dor e estalos na articulação da mandíbula. Outros sintomas são dores de ouvido, dores de cabeça e dores no rosto.
Converse com seu dentista. O dentista pode determinar qual tratamento é adequado para seu filho. Em alguns casos, um protetor bucal ou tala bucal pode ajudar a proteger os dentes de maiores danos. Se o estresse for a causa do ranger ou apertar, seu médico poderá lhe dar ideias sobre como você pode ajudar seu filho a relaxar.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.
Como você pode cuidar do seu filho em casa?
-
Peça ao médico ou dentista para ensinar seu filho a posicionar a língua, os dentes e a mandíbula para evitar ranger ou cerrar. Depois, peça ao seu filho que pratique essa posição, especialmente antes de dormir.
-
Faça com que seu filho tome os medicamentos exatamente como prescritos. Ligue para o seu médico se achar que seu filho está tendo problemas com um medicamento. Você obterá mais detalhes sobre os medicamentos específicos que o médico prescreve.
-
Certifique-se de que seu filho durma bastante.
-
Coloque uma bolsa de gelo ou um pano quente e úmido na mandíbula do seu filho por 15 minutos, várias vezes ao dia, se isso melhorar a mandíbula. Ou você pode alternar entre calor úmido e frio. Faça com que seu filho abra e feche suavemente a boca enquanto usa a bolsa de gelo ou calor. Mas não use calor se a mandíbula do seu filho estiver inchada. Use apenas gelo até que o inchaço desapareça.
-
Incentive seu filho a ser ativo todos os dias. Seu filho pode gostar de passear com você, andar de bicicleta ou praticar esportes.
-
Ensine seu filho a praticar exercícios respiratórios e de relaxamento para reduzir a tensão.
-
Se você ouvir seu filho ranger ou cerrar os dentes durante o sono, diga-lhe calmamente para mudar de posição e relaxar a mandíbula.
-
Presenteie seu filho com uma massagem. Algumas pessoas consideram as massagens regulares muito úteis para relaxar os músculos. Você também pode fazer uma massagem no pescoço, ombros e rosto do seu filho.
-
Durante o dia, ajude seu filho a manter os músculos da mandíbula, rosto, ombros e pescoço relaxados.
-
Não dê ao seu filho alimentos duros ou mastigáveis (como pipoca, carne seca, carnes duras, pães mastigáveis, chicletes e maçãs e cenouras cruas) que fazem com que as mandíbulas trabalhem muito. Ofereça alimentos mais macios e fáceis de mastigar, como ovos, iogurte e sopa.
-
Corte a comida do seu filho em pedaços pequenos e pequenos.
-
Ensine seu filho a mastigar devagar.
-
Não deixe seu filho mascar chiclete por longos períodos de tempo.
-
Se o dentista prescrever um protetor bucal ou tala, certifique-se de que seu filho os use conforme as instruções.
Quando você deve pedir ajuda?
Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.