Dores de cabeça de enxaqueca em crianças: instruções de cuidados
Migraine Headaches in Children: Care Instructions
Visão geral
As enxaquecas são dores de cabeça fortes e latejantes que geralmente ocorrem em um lado da cabeça. Mas podem mover-se de um lado para o outro ou afetar ambos os lados. Muitas vezes ocorrem com náuseas ou vômitos. Pessoas com enxaqueca costumam ser muito sensíveis à luz, ruídos e cheiros. Mudanças na visão podem acontecer antes da dor de cabeça. Algumas dessas mudanças são luzes piscantes ou pontos escuros.
As crianças também têm enxaquecas. As dores de cabeça da enxaqueca geralmente ocorrem em famílias. Uma enxaqueca pode ser desencadeada por uma variedade de coisas. Isso pode incluir certos alimentos (chocolate, queijo, fast food) ou odores, fumaça, luz forte, estresse, desidratação, fome ou falta de sono.
Sem tratamento, a enxaqueca do seu filho pode durar de 2 a 72 horas. Para a maioria das crianças, as enxaquecas voltam de tempos em tempos. O tratamento caseiro pode ajudar a reduzir a frequência e o desconforto das enxaquecas.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.
Como você pode cuidar do seu filho em casa?
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para tratar a enxaqueca de seu filho em casa.
-
Comece o tratamento em casa ao primeiro sinal de enxaqueca. Seu filho deve ir para um lugar tranquilo e escuro e relaxar. A maioria das dores de cabeça desaparece após descansar ou dormir.
-
Deixe seu filho saber que assistir TV ou ler durante uma dor de cabeça pode piorar a dor de cabeça.
-
Se o seu médico prescreveu medicamentos para parar a enxaqueca do seu filho, peça-lhe que o tome ao primeiro sinal de enxaqueca. Isso pode ajudar a parar a dor de cabeça antes que piore. Se o seu médico prescreveu um medicamento para ser tomado diariamente, certifique-se de que o seu filho o tome todos os dias, mesmo que não tenha dor de cabeça.
-
Se o seu médico não prescreveu medicamentos para as enxaquecas do seu filho, dê-lhe um analgésico, como paracetamol infantil (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil ou Motrin). Peça ao seu filho que tome o medicamento ao primeiro sinal de enxaqueca. Isso pode ajudar a parar a dor de cabeça antes que piore. Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Não deixe seu filho tomar remédios para dor de cabeça com muita frequência. Fale com o médico do seu filho se ele estiver tomando remédios mais de 2 dias por semana para parar a dor de cabeça. Tomar muitos analgésicos pode causar mais dores de cabeça. Estas são chamadas de dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos.
-
Coloque um pano úmido e frio ou uma bolsa de gelo na parte da cabeça que dói. Coloque um pano fino entre o gelo e a pele do seu filho. Não use calor – pode piorar a dor.
-
Massageie suavemente o pescoço e os ombros do seu filho.
-
Não ignore novos sintomas que ocorrem com dor de cabeça, como febre, fraqueza ou dormência, alterações na visão ou confusão. Estes podem ser sinais de um problema mais sério.
Como você pode ajudar a prevenir enxaquecas em seu filho?
Para prevenir enxaquecas em seu filho, tente estas dicas.
-
Mantenha um diário de dor de cabeça.
Isso pode ajudá-lo a descobrir o que desencadeia as dores de cabeça em seu filho. Registre quando cada dor de cabeça começa, quanto tempo dura, onde dói e como é a dor. Anote quaisquer outros sintomas que seu filho tenha com dor de cabeça, como náusea, luzes piscando ou manchas escuras, ou sensibilidade à luz forte ou ruído alto. Liste qualquer coisa que possa ter desencadeado a dor de cabeça. Quando você souber quais coisas desencadeiam as dores de cabeça do seu filho, tente evitá-las.
-
Certifique-se de que seu filho beba bastante líquido.
Evite bebidas que contenham cafeína. Muitos refrigerantes populares contêm cafeína.
-
Certifique-se de que seu filho durma bastante.
A maioria das crianças precisa dormir de 8 a 10 horas por noite.
-
Incentive seu filho a fazer bastante exercício.
Mas certifique-se de que seu filho não se exercite muito. Pode provocar dor de cabeça.
-
Incentive seu filho a não pular refeições.
Forneça refeições regulares e saudáveis.
-
Mantenha seu filho longe da fumaça.
Não fume nem deixe ninguém fumar perto do seu filho ou em sua casa.
-
Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse.
Não reserve demais o tempo do seu filho.
-
Procure ajuda se achar que seu filho pode estar deprimido ou ansioso.
O tratamento desses problemas pode reduzir o número de enxaquecas que seu filho tem.
-
Limite a quantidade de tempo que seu filho passa na frente da TV e do computador.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Seu filho tem uma dor de cabeça repentina e muito dolorosa, diferente de qualquer outra que ele já teve antes.
-
Seu filho está com febre e torcicolo.
-
Seu filho tem dor de cabeça com fraqueza repentina, dormência, incapacidade de mover partes do corpo, problemas visuais, fala arrastada, confusão ou alterações de comportamento.
-
Seu filho tem dores de cabeça após uma queda recente ou pancada na cabeça.
Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:
Atualização em: 20 dezembro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.