Herpes labial: instruções de cuidados
Cold Sores: Care Instructions
Visão geral
O herpes labial são aglomerados de pequenas bolhas nos lábios e na pele ao redor ou dentro da boca. Freqüentemente, o primeiro sinal de afta é uma mancha que formiga, queima ou coça. Uma bolha geralmente se forma em 24 horas. Às vezes são chamadas de bolhas de febre. A pele ao redor das bolhas pode ficar vermelha e inflamada. As bolhas podem se abrir, liberar um líquido claro e formar crostas após alguns dias. O herpes labial geralmente cicatriza em 7 a 10 dias, sem cicatriz.
O herpes labial é causado pelo vírus herpes simplex. O vírus é transmitido pelo contato pele a pele. Isso significa que se você tiver uma afta e beijar outra pessoa, essa pessoa também poderá ter uma afta.
Este é o mesmo vírus que causa alguns casos de herpes genital. Portanto, se você tiver uma afta e fizer sexo oral com alguém, essa pessoa poderá ficar com uma ferida na região genital.
O herpes labial geralmente desaparece por conta própria. Mas se forem dolorosos, pergunte ao seu médico sobre um medicamento antiviral prescrito. Pode aliviar a dor, ajudar a prevenir surtos e reduzir o tempo de cicatrização.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Lave as mãos com frequência. E tente não tocar nas feridas. Isto ajudará a evitar a propagação do vírus aos olhos, à área genital ou a outras pessoas. É mais provável que isso aconteça se este for seu primeiro surto de herpes labial.
-
Para ajudar a aliviar a dor, experimente colocar uma toalha úmida e fria sobre a ferida. Isso também pode reduzir o inchaço.
-
Se você está apenas com uma afta, tente usar um creme de docosanol (Abreva) de venda livre para reduzir os sintomas.
-
Se o seu médico prescreveu medicamentos antivirais para aliviar a dor e reduzir o tempo de cicatrização, siga as instruções.
-
Tome um analgésico de venda livre, como paracetamol (Tylenol), ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve), conforme necessário. Leia e siga todas as instruções do rótulo. Ninguém com menos de 20 anos deve tomar aspirina. Tem sido associada à síndrome de Reye, uma doença grave.
-
Não tome dois ou mais analgésicos ao mesmo tempo, a menos que o médico lhe diga para fazer isso. Muitos analgésicos contêm paracetamol, que é o Tylenol. Muito paracetamol (Tylenol) pode ser prejudicial.
-
Evite frutas cítricas, tomates e outros alimentos que contenham ácido.
-
Use pomadas de venda livre, como Anbesol ou Orajel, para anestesiar áreas doloridas na boca ou nos lábios.
-
Não beije ou faça sexo oral com ninguém enquanto estiver com afta.
Para prevenir herpes labial no futuro
-
Evite a exposição prolongada dos lábios à luz solar. (Use um chapéu para ajudar a proteger a boca.)
-
Usar protetor labial que contém protetor solar pode ajudar a reduzir surtos de herpes labial.
-
Não compartilhe toalhas, lâminas de barbear, talheres, escovas de dente ou outros objetos com uma pessoa que tenha herpes labial.
-
Para herpes labial frequente ou doloroso, tente tomar um medicamento antiviral diariamente para diminuir os surtos.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Seus sintomas são dolorosos e você deseja experimentar um medicamento antiviral.
-
Você tem sinais de infecção, como:
-
Aumento da dor, inchaço, calor ou vermelhidão.
-
Estrias vermelhas originando-se de uma afta.
-
Pus drenando de uma afta.
-
Uma febre.
-
Você tem uma afta e desenvolve dor nos olhos, secreção ocular ou qualquer alteração na visão.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.