Contracepção de emergência para adolescentes: instruções de cuidados
Emergency Contraception for Teens: Care Instructions
Suas instruções de cuidados
A contracepção de emergência é usada para prevenir a gravidez. Isso também é chamado de pílula do dia seguinte. Você pode usá-lo se tiver relações sexuais desprotegidas ou se achar que seu método anticoncepcional falhou. Por exemplo, pode ser usado depois de:
Ao receber seu contraceptivo de emergência, use-o imediatamente. Você pode usar este método até 5 dias (120 horas) após a relação sexual desprotegida. Quanto mais cedo você começar a tomar as pílulas, maior será a probabilidade de elas prevenirem a gravidez. Se você já estiver grávida, as pílulas não farão mal ao feto.
As pílulas anticoncepcionais de emergência não funcionam tão bem quanto outros tipos de controle de natalidade. Se for importante para você prevenir a gravidez, converse com seu médico sobre um método anticoncepcional regular que funcione para você.
Você pode obter contracepção de emergência sem receita médica na maioria das farmácias.
Estas informações se concentram no uso de pílulas só de progestógeno, embaladas especialmente para uso como contracepção de emergência. Muitas vezes são chamadas de “pílulas do dia seguinte”. Existem outros métodos de contracepção de emergência. Mas eles não são abordados nesta informação.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Você pode usar pílulas anticoncepcionais de emergência até 5 dias após a relação sexual desprotegida. Mas eles funcionam melhor se você os tomar imediatamente ou em 48 horas.
-
Tome os comprimidos exatamente como prescritos ou conforme indicado nas instruções.
-
Se você vomitar dentro de 2 horas após tomar os comprimidos, ligue para seu médico para aconselhamento. Pode ser necessário repetir a dose.
-
Se você continuar sexualmente ativo, certifique-se de usar regularmente um método anticoncepcional confiável e eficaz. Certifique-se também de usar preservativos de látex sempre que fizer sexo. Use-os do início ao fim do contato sexual. Use camisinha feminina se seu parceiro não tiver ou não quiser usar camisinha.
-
Se a sua próxima menstruação não começar dentro de 3 semanas após o uso de pílulas anticoncepcionais de emergência, ligue para seu médico para fazer um teste de gravidez. Ou você pode fazer um teste de gravidez caseiro.
-
Você nunca deve se sentir pressionado a fazer sexo. Não há problema em dizer “não” sempre que quiser parar.
-
É importante se sentir seguro com seu parceiro sexual e com as atividades que realizam juntos. Se você não se sentir seguro, converse com um adulto de sua confiança.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Você tem dor de cabeça, tontura ou dor de barriga intensa ou que dura mais de 1 semana.
-
Você vomita 2 horas depois de tomar os comprimidos. Pode ser necessário repetir a dose.
-
Você tem sangramento vaginal grave. Isso significa que você está absorvendo seus absorventes ou tampões habituais a cada hora, durante 2 horas ou mais.
-
Você tem sinais de coágulo sanguíneo, como:
-
Dor na panturrilha, parte posterior do joelho, coxa ou virilha.
-
Vermelhidão e inchaço na perna ou virilha.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
-
Você tem uma nova dor ou cólica (ou um novo sintoma incomum).
-
Você acha que pode estar grávida.
-
Você tem corrimento vaginal com mau cheiro.
Atualização em: 27 novembro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.