Escarlatina em crianças: instruções de cuidados
Scarlet Fever in Children: Care Instructions
Visão geral
A escarlatina é uma infecção que pode ocorrer com infecções na garganta. É causada pelas mesmas bactérias que causam infecções na garganta.
A escarlatina e as infecções estreptocócicas são tratadas com antibióticos. O tratamento pode prevenir problemas graves de infecção por estreptococos. A infecção estreptocócica que causa a escarlatina pode ser transmitida a outras pessoas até que seu filho não tenha mais febre e até que tenha tomado antibióticos por pelo menos 12 horas.
A erupção vermelha e áspera que ocorre com a escarlatina geralmente desaparece em cerca de uma semana. Após o desaparecimento da erupção, a pele pode começar a descascar.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.
Como você pode cuidar do seu filho em casa?
-
Se o médico prescreveu antibióticos para o seu filho, administre-os conforme as instruções. Não pare de usá-los só porque seu filho se sente melhor. Seu filho precisa fazer o tratamento completo com antibióticos.
-
Até que seu filho não tenha mais febre e até que tenha tomado antibióticos por pelo menos 12 horas, evite contato com outras pessoas, especialmente bebês e outras crianças. Não mande seu filho para a escola ou creche. Mantenha o copo e os talheres do seu filho separados. Lave bem esses itens em água quente com sabão.
-
Faça com que seu filho de 8 anos ou mais gargareje com água morna e sal uma vez por hora para ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor de garganta. Use 1/2 colher de chá (2,5 mL) de sal misturado em 1 xícara (250 mL) de água morna.
-
Dê ao seu filho um analgésico de venda livre, como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, Motrin). Não use ibuprofeno se seu filho tiver menos de 6 meses de idade, a menos que o médico lhe dê instruções para usá-lo. Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Tenha cuidado ao dar ao seu filho medicamentos vendidos sem receita para resfriado ou gripe e Tylenol ao mesmo tempo. Muitos desses medicamentos contêm paracetamol, que é o Tylenol. Leia os rótulos para se certificar de que não está dando ao seu filho mais do que a dose recomendada. Muito paracetamol (Tylenol) pode ser prejudicial.
-
Não dê aspirina a menores de 20 anos. Ela tem sido associada à síndrome de Reye, uma doença grave.
-
Se o seu filho tiver menos de 2 anos de idade, pergunte ao seu médico se você pode dar medicamentos anestésicos ao seu filho. Um spray anestésico para a garganta ou pastilhas para a garganta podem ajudar a aliviar a dor de garganta. Não dê pastilhas a crianças com menos de 4 anos.
-
Dê ao seu filho bastante líquido para beber. Os líquidos podem ajudar a acalmar a garganta irritada. Líquidos quentes, como chá ou sopa, ou algo frio, como picolés, podem ajudar a aliviar a dor de garganta.
-
Certifique-se de que seu filho descanse bastante.
-
Mantenha seu filho longe da fumaça. Não fume nem deixe ninguém fumar perto do seu filho ou em sua casa.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Seu filho tem uma nova dor ou uma dor que piora.
-
Seu filho tem problemas novos ou piores para engolir.
-
Seu filho parece estar ficando mais doente.
Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.