Mononucleose em crianças: instruções de cuidados
Mononucleosis in Children: Care Instructions
Visão geral

Mononucleose (mono) é uma infecção. Geralmente é causado pelo vírus Epstein-Barr. As pessoas a contraem através do contato com a saliva e com o muco do nariz e da garganta. Uma criança pode pegar mononucleose ao beijar uma pessoa infectada. Ou uma criança pode pegá-la depois de compartilhar um copo, garfo ou colher com alguém que tem mononucleose.
Os sintomas incluem febre e muita dor de garganta. Seu filho também pode ter glândulas e amígdalas inchadas e sentir-se fraco e cansado.
Às vezes, o vírus faz com que o baço inche. O baço é um órgão localizado no lado superior esquerdo da barriga. Se romper, é uma emergência. Portanto, é importante que seu filho evite esportes violentos ou atividades desafiadoras enquanto estiver com mononucleose. Isso pode exercer pressão extra sobre o baço.
Leva tempo para se recuperar do mono. Os gânglios linfáticos do pescoço do seu filho podem ficar maiores que o normal por um tempo. A maioria das crianças melhora após 2 a 4 semanas. Mas pode levar mais algumas semanas até que a energia normal do seu filho volte. Muito descanso ajudará seu filho a se sentir melhor.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.
Como você pode cuidar do seu filho em casa?
-
Faça com que seu filho descanse e fique na cama o máximo possível até que se sinta bem o suficiente para se levantar.
-
Faça com que seu filho beba bastante líquido. Escolha água e outros líquidos claros até que seu filho se sinta melhor.
-
Esteja seguro com medicamentos. Faça com que seu filho tome os medicamentos exatamente como prescritos. Ligue para o seu médico se achar que seu filho está tendo problemas com um medicamento.
-
Dê ao seu filho paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, Motrin) para febre ou dor. Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Não dê ao seu filho dois ou mais analgésicos ao mesmo tempo, a menos que o médico lhe diga para fazer isso. Muitos analgésicos contêm paracetamol, que é o Tylenol. Muito paracetamol (Tylenol) pode ser prejudicial.
-
Não dê aspirina a menores de 20 anos. Ela tem sido associada à síndrome de Reye, uma doença grave.
-
Não deixe seu filho praticar esportes de contato ou levantar algo pesado por 4 semanas. Essas atividades podem aumentar a chance de ruptura do baço.
-
Tente não espalhar o vírus para outras pessoas. Certifique-se de que seu filho não beije ou compartilhe pratos, copos, talheres ou escovas de dente. É difícil saber por quanto tempo seu filho pode espalhar o vírus. Isso ocorre porque seu filho pode ter a doença muito depois de os sintomas desaparecerem.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que seu filho pode precisar de cuidados de emergência. Por exemplo, ligue se:
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Seu filho tem dor de barriga nova ou pior.
-
Seu filho apresenta sinais de necessidade de mais líquidos. Isso significa que seu filho tem olhos fundos e boca seca e está urinando apenas um pouco.
-
Seu filho está tonto ou com vertigens ou sente que vai desmaiar.
-
Seu filho não consegue engolir líquidos.
Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.