Mastite em adolescentes: instruções de cuidados
Mastitis in Teens: Care Instructions
Suas instruções de cuidados
A mastite é uma inflamação da mama. Ocorre com mais frequência em mulheres que estão amamentando, mas pode afetar qualquer mulher. A mastite pode ser causada por um fluxo insuficiente de leite da mama. Quando o leite se acumula na mama, ele vaza para o tecido mamário próximo. A infecção também pode se desenvolver quando os mamilos ficam rachados ou irritados. O tecido pode então ser infectado por bactérias.
Os antibióticos geralmente podem curar a mastite. Para mulheres que estão amamentando, a amamentação contínua (ou extração) pode ajudar. Se a mastite não for tratada, uma bolsa de pus pode se formar na mama e precisar ser drenada.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Se o seu médico prescreveu antibióticos, tome-os conforme as instruções. Não pare de tomá-los só porque se sente melhor. Você precisa fazer o tratamento completo com antibióticos.
-
Se você estiver amamentando, continue amamentando ou bombeando o leite materno. É importante esvaziar os seios regularmente, a cada 2 a 3 horas enquanto estiver acordada. Estas dicas podem ajudar:
-
Antes de amamentar, coloque uma toalha quente e úmida sobre o seio por cerca de 15 minutos. Experimente isso pelo menos 3 vezes ao dia. Isso aumenta o fluxo de leite na mama. Massagear a mama afetada também pode aumentar o fluxo de leite.
-
Amamente dos dois lados. Tente começar primeiro com seu seio saudável. Então, depois que o leite começar a fluir, amamente a partir do seio afetado até que fique macio. Você deve esvaziar este seio completamente. Em seguida, volte para o seio saudável e amamente até o bebê terminar.
-
Bombeie ou extraia manualmente uma pequena quantidade de leite materno antes de amamentar se seus seios estiverem muito cheios de leite. Isso deixará seus seios menos cheios e poderá facilitar a pega do bebê.
-
Bombeie ou extraia o leite da mama afetada se doer muito para amamentar.
-
Tome um analgésico de venda livre, como paracetamol (Tylenol), ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Não tome dois ou mais analgésicos ao mesmo tempo, a menos que o médico lhe diga para fazer isso. Muitos analgésicos contêm paracetamol, que é o Tylenol. Muito paracetamol (Tylenol) pode ser prejudicial.
-
Descanse o máximo possível.
-
Beber grande quantidade de líquidos. Se você tiver que limitar a ingestão de líquidos por causa de um problema de saúde, converse com seu médico antes de aumentar a quantidade de líquidos que ingere.
-
Se o pus estiver drenando do seio infectado, lave o mamilo com cuidado e deixe-o secar ao ar antes de colocar o sutiã novamente. Uma almofada descartável colocada no sutiã pode absorver o pus.
-
Às vezes, ocorre um poro do mamilo bloqueado, chamado bolha de leite (ou bolha). Isso faz com que o leite volte para a mama. Pode causar mastite, por isso é importante tratar se isso acontecer. Uma bolha de leite geralmente é um ponto branco no mamilo que pode doer. Se uma bolha de leite estiver causando dor, pode ser útil colocar um pano quente e úmido sobre a bolha antes de amamentar ou bombear. Se isso não eliminar o bloqueio, o médico poderá abrir a bolha usando uma agulha estéril.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que pode precisar de atendimento de emergência. Por exemplo, ligue se:
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 27 novembro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.