Febre maculosa das Montanhas Rochosas: instruções de cuidados
Rocky Mountain Spotted Fever: Care Instructions
Visão geral
A febre maculosa das Montanhas Rochosas é uma infecção que você pode pegar de certos tipos de carrapatos. Os carrapatos são pequenos animais parecidos com aranhas que se fixam na pele e se alimentam de sangue. Esta infecção pode causar problemas potencialmente fatais, como choque e insuficiência renal, se não for tratada rapidamente. Pode ser tratado com antibióticos.
Os primeiros sintomas geralmente começam cerca de 2 a 14 dias após a picada do carrapato. Eles incluem febre repentina, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, náuseas e vômitos. Uma erupção cutânea que se parece com muitas manchas minúsculas, planas, roxas ou vermelhas pode surgir mais tarde. A erupção geralmente começa nos pulsos e tornozelos e depois se espalha para os braços e pernas e para o resto do corpo.
Certifique-se de remover um carrapato de seu corpo assim que encontrar um. Isso ajuda a evitar uma infecção ou qualquer doença que o carrapato possa transmitir.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
Depois de uma picada de carrapato
-
Se o seu médico prescreveu antibióticos, tome-os conforme as instruções. Não pare de tomá-los só porque se sente melhor. Você precisa fazer o tratamento completo com antibióticos.
-
Pergunte ao seu médico se você pode tomar um analgésico de venda livre, como paracetamol (Tylenol), ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Não tome dois ou mais analgésicos ao mesmo tempo, a menos que o médico lhe diga para fazer isso. Muitos analgésicos contêm paracetamol, que é o Tylenol. Muito paracetamol (Tylenol) pode ser prejudicial.
Removendo um carrapato
-
Use uma pinça de ponta fina para remover um carrapato. Se você não tiver uma pinça, coloque luvas ou cubra as mãos com lenço de papel e depois use os dedos. Não manuseie o carrapato com as mãos desprotegidas.
-
Pegue o carrapato o mais próximo possível da boca (a parte que fica presa na pele).
-
Puxe suavemente o carrapato para fora até que a boca se solte da pele. Não torça ou “desparafuse” o carrapato.
-
Se parte do carrapato permanecer na pele, deixe-o em paz. Provavelmente sairá sozinho em alguns dias.
-
Não tente sufocar um carrapato na pele com vaselina, esmalte, gasolina ou álcool isopropílico. Isso pode aumentar o risco de infecção.
-
Não tente queimar o carrapato enquanto ele estiver preso à pele.
Prevenindo picadas de carrapatos
-
Ao voltar para casa vindo de áreas onde os carrapatos podem viver, examine cuidadosamente sua pele e couro cabeludo em busca de carrapatos. Experimente usar um espelho de corpo inteiro para observar todas as partes do seu corpo. Verifique seus filhos também.
-
Os carrapatos podem entrar em sua casa através de roupas, equipamentos para atividades ao ar livre e animais de estimação. Esses carrapatos podem cair e se fixar em você.
-
Verifique suas roupas e equipamentos para atividades ao ar livre. Remova todas as marcas que encontrar. Em seguida, coloque suas roupas em uma secadora em fogo alto por cerca de 4 minutos para matar qualquer carrapato que possa permanecer.
-
Verifique se há carrapatos em seus animais de estimação depois que eles estiverem ao ar livre.
-
Use repelentes de insetos com DEET. Siga as instruções do rótulo, principalmente ao colocar repelente em crianças.
-
Use produtos que contenham 0,5% de permetrina em suas roupas e equipamentos para atividades ao ar livre, como sua barraca. Você também pode comprar roupas já tratadas com permetrina.
-
Cubra o máximo de pele possível ao trabalhar ou brincar em áreas gramadas ou arborizadas. Use um chapéu, uma camisa de mangas compridas e calças compridas com as pernas enfiadas nas meias.
-
Use roupas de cores claras para facilitar a identificação do carrapato.
-
Use luvas ao lidar com animais ou trabalhar na floresta.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Você está confuso ou não consegue pensar com clareza.
-
Você tem dor de cabeça ou torcicolo.
-
Você tem uma erupção cutânea nova ou pior.
-
Você tem sintomas de infecção, como:
-
Aumento da dor, inchaço, calor ou vermelhidão.
-
Listras vermelhas saindo da área.
-
Pus drenando da área.
-
Uma febre.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
-
Você tem fraqueza ou dor muscular nova ou pior.
-
Você tem novas dores nas articulações.
-
Você não melhora como esperado.
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.