Anestesia raquidiana e epidural: instruções de cuidados
Spinal and Epidural Anesthesia: Care Instructions
Anestesia raquidiana e peridural: Visão geral

A anestesia espinhal e epidural são usadas para bloquear a dor em uma área inteira do corpo. Eles são frequentemente usados para cirurgias na barriga, pélvis ou pernas. Eles também podem ser usados no parto ou para controlar a dor após a cirurgia.
Para raquianestesia, uma única dose do medicamento é administrada perto da medula espinhal. Para anestesia peridural, o medicamento geralmente é administrado através de um pequeno tubo (cateter) inserido na área próxima à medula espinhal. Este tubo é deixado no lugar para que mais medicamentos possam ser administrados conforme necessário.
Às vezes, ambos os tipos são usados. Spinal oferece alívio rápido da dor. Então a epidural pode oferecer alívio por mais tempo.
Os efeitos colaterais podem incluir dor de cabeça, náusea ou dor no local da injeção. Em casos raros, danos nos nervos podem causar fraqueza ou dormência a longo prazo. Efeitos colaterais graves são raros.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Siga todas as instruções do seu médico sobre como cuidar da área anestesiada.
-
Tenha cuidado para não machucar a área enquanto ela ainda estiver dormente.
-
Se você mover a área, mova-a lenta e cuidadosamente.
-
Cuidado com o quente e o frio. Como você não sentirá dor, é mais fácil que ocorram danos causados pelo calor ou pelo frio.
-
Se o seu médico deixar um pequeno tubo para ajudá-lo a ficar dormente após o procedimento, siga as instruções do seu médico sobre como usá-lo e cuidar dele.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Você tem dor nas costas nova ou pior.
-
Você aumentou a dor, o inchaço, o calor ou a vermelhidão no local da injeção.
-
Você tem febre.
-
Você tem uma dor de cabeça nova ou pior.
-
Você tem um torcicolo.
-
Você sente formigamento, fraqueza ou dormência nas pernas ou na virilha.
-
Você tem dificuldade para urinar ou consegue urinar apenas pequenas quantidades de urina.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.