Aprendendo como conversar com seu filho adolescente sobre sexo
Learning About How to Talk to Your Teen About Sex
Por que isso é importante?

É importante ter um diálogo contínuo e de apoio com seu filho sobre sexo. Esta é a melhor maneira de incentivar seu filho a procurá-lo quando tiver dúvidas ou precisar de conselhos. Você pode não se sentir um especialista, mas é a melhor pessoa para ensinar seus valores a seu filho adolescente.
Ao pensar sobre esse assunto, saiba que falar sobre sexo não vai encorajar seu filho a fazê-lo. Na verdade, faz o oposto. Falar sobre sexo desde cedo ajuda os adolescentes a fazer escolhas mais seguras e responsáveis.
Como você pode iniciar a conversa?
Se você não tem certeza de como abordar o complexo mundo do sexo, do amor e dos relacionamentos, não se preocupe. Você não precisa colocar todas as respostas em uma “grande conversa”. Na verdade, é melhor ter conversas menores e casuais ao longo do tempo.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a iniciar a conversa.
-
Mantenha-o leve e casual.
Freqüentemente, as crianças estarão mais abertas para conversar sobre o que os amigos estão fazendo. E isso pode lhe dar uma ideia de como eles se sentem. Por exemplo, no jantar, você pode perguntar:
-
Como está indo a escola? Você tem amigos que estão saindo com alguém? Seus amigos têm namorados ou namoradas?
-
Como as crianças demonstram respeito umas pelas outras na escola? Há alguma coisa acontecendo que faz você se sentir desconfortável?
-
Procure momentos de ensino.
Aqui estão algumas idéias.
-
Seu filho adolescente diz: “Jin tem namorada”. Você pode dizer algo como: "Sair com alguém pode ser muito emocionante. É um momento para explorar a atração, a confiança e o respeito. É também uma oportunidade para explorar a intimidade física". E então você pode perguntar se eles têm alguma dúvida sobre o que namorados ou namoradas fazem juntos.
-
Vocês dois estão assistindo a um filme onde duas pessoas que acabaram de se conhecer vão fazer sexo. Você pode dizer: "Eles acabaram de se conhecer e agora vão fazer sexo. O que você acha disso?" Ouça o que seu filho adolescente diz. Então você pode dizer algo como: "Sexo é melhor quando é entre duas pessoas que se sentem confortáveis uma com a outra e confiam uma na outra".
-
Seu filho desliga rapidamente o telefone ou laptop quando você entra na sala. Você pode dizer: "Você está em uma idade em que pode ter muitas perguntas. E pode encontrar muitas respostas on-line. Mas, às vezes, você pode se deparar com algo que o deixa envergonhado ou que realmente o faz ter mais perguntas. Podemos conversar sobre o que você estava vendo?"
-
Deixe seu filho saber que é normal ter pensamentos, sentimentos e respostas sexuais.
Aqui estão alguns pontos de discussão com os quais você pode trabalhar:
-
É normal que nosso corpo às vezes sinta formigamento quando interagimos com alguém de quem gostamos ou quando pensamos nela. Todo mundo fica excitado (excitado) dessa maneira.
-
Também é normal que o pênis fique duro ou a vagina fique molhada. Essas são respostas totalmente normais do corpo, mesmo que façam você se sentir engraçado ou envergonhado.
-
Deixe seu filho saber que existem diferentes expectativas em relação ao sexo.
Você pode tentar uma variação de alguns destes pontos de discussão:
-
Muitas pessoas têm a ideia de que a primeira experiência sexual deve ser incrível. Mas muitas vezes pode ser desajeitado. Leva tempo para aprender o que é bom para você e o que é bom para seu parceiro.
-
A intimidade e os relacionamentos saudáveis são construídos com base na realidade, não na fantasia. A mídia pode fazer com que pareça diferente.
-
Pessoas diferentes podem ter sentimentos diferentes sobre sexo e relacionamentos. Por exemplo, alguns podem vincular as emoções mais profundamente ao sexo do que outros.
-
Concentre-se na segurança.
Muito do que você precisa conversar é como se manter seguro, emocional e fisicamente. Por exemplo, é importante que seu filho compreenda o conceito de consentimento. Explique que consentimento é quando você diz a outra pessoa exatamente o que você se sente confortável em fazer – ou não fazer – com seu corpo. Isso pode mudar a qualquer momento. Ninguém deveria sentir-se pressionado a dar consentimento. E todos têm a responsabilidade de obter consentimento.
-
Fale sobre controle de natalidade e prevenção de doenças.
Pergunte ao seu filho o que ele aprendeu sobre controle de natalidade, gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (IST) e o que seus amigos estão dizendo e fazendo. Esclareça quaisquer ideias erradas que eles possam ter. Ensine-lhes que:
-
A qualquer momento
Se o sexo acontecer envolvendo um pênis e uma vagina, uma pessoa pode engravidar. Ea qualquer momento
Se houver sexo envolvendo os órgãos genitais, a boca ou o ânus, um parceiro pode transmitir uma infecção a outro parceiro.
-
Os preservativos podem ajudar a proteger contra DSTs. E preservativos e métodos anticoncepcionais podem ajudar a prevenir a gravidez.
-
Obter ajuda.
Peça a um amigo ou parente de confiança para ajudar a continuar a conversa. Peça ao conselheiro escolar ou ao médico do seu filho para recomendar livros, vídeos ou aulas. Confira o site healthychildren.org para obter mais conteúdo útil.
Nem sempre você terá as respostas perfeitas. E tudo bem. O mais importante é dizer frequentemente ao seu filho: "Se você quiser falar comigo ou se tiver dúvidas ou preocupações, estou aqui para ajudá-lo".
Atualização em: 24 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.