Síndrome do túnel do tarso: instruções de cuidados
Tarsal Tunnel Syndrome: Care Instructions
Visão geral

A síndrome do túnel do tarso é uma compressão ou compressão do nervo tibial. Esse nervo desce pela parte de trás da perna até a parte interna do tornozelo. Nesta área da articulação do tornozelo, uma mistura complexa de nervos, tendões e ligamentos se encontra. Isso torna mais provável que o nervo tibial fique comprimido.
Certas coisas podem aumentar o risco de o nervo ser comprimido. Eles incluem:
-
Uma lesão no tornozelo.
-
Ficar muito de pé.
-
Ser atleta.
-
Rolar o tornozelo para dentro ao caminhar ou correr (pronação).
-
Uma massa de tecido ou cisto.
-
Inflamação ou inchaço na área.
Os sintomas incluem dor ardente nos pés. Você também pode sentir dor, dormência e formigamento na sola ou no arco do pé.
No início, o tratamento pode incluir repouso, gelo e antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno. Também pode incluir calçados que apoiem os pés. Exemplos são suportes de arco, órteses personalizadas e sapatos de suporte. Seu médico pode sugerir fisioterapia. Se esses tratamentos não ajudarem, você poderá tomar injeções de esteróides ou medicamentos que visem dores nos nervos.
Se esses tratamentos não ajudarem a aliviar os sintomas, você poderá precisar de cirurgia.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Se puder, pare ou reduza a atividade que causa os sintomas. Se não conseguir interromper a atividade, faça pausas frequentes. Use essas pausas para descansar e alongar o pé e o tornozelo.
-
Pergunte ao seu médico se você pode tomar um analgésico de venda livre, como paracetamol (Tylenol), ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Para aliviar a dor, coloque gelo ou compressa fria no pé e tornozelo. Faça isso por 10 a 20 minutos de cada vez. Coloque um pano fino entre o gelo e a pele.
-
Se o seu médico ou fisioterapeuta lhe disser para usar uma tala, suporte de arco ou órtese, use-o conforme as instruções. Isso ajudará a manter o pé e o tornozelo em uma posição neutra. Também alivia a pressão no nervo tibial.
-
Pergunte ao seu médico se você deve fazer fisioterapia.
Quando você deve pedir ajuda?
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
-
Sua dor ou outros problemas não melhoram com cuidados domiciliares.
-
Você quer aprender mais sobre fisioterapia.
-
Você tem algum problema com seu medicamento.
Atualização em: 20 dezembro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.