Health Encyclopedia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Aprendendo sobre o neuroblastoma

Learning About Neuroblastoma

O que é neuroblastoma?

../images/257cf127f8b79cee0ab258f6fb0e0866.jpg

O neuroblastoma é um tipo de câncer que afeta crianças. O câncer é um crescimento de células anormais. As células crescem descontroladamente e destroem os tecidos próximos.

Este câncer começa em células imaturas que normalmente passam a fazer parte do sistema nervoso da criança. Como os nervos crescem por todo o corpo, o tumor pode começar em muitos lugares diferentes.

É mais comum na barriga. Pode começar nas glândulas supra-renais, órgãos localizados acima dos rins. Também pode acontecer no tórax, no pescoço ou nos nervos que correm ao longo da coluna vertebral. Pode se espalhar para o fígado, ossos, pele e outras partes do corpo.

O que causa isso?

Os médicos nem sempre sabem por que alguém contrai neuroblastoma. Na maioria das vezes, esses tumores se formam porque os genes das células nervosas imaturas estão danificados.

Em casos raros, pode ocorrer em famílias.

Quais são os sintomas?

Você ou o médico podem sentir uma massa na barriga do seu filho. Se o tumor se espalhar, você poderá notar alterações como inchaço ou olheiras ao redor dos olhos ou áreas azuladas na pele. Outros sintomas podem incluir:

  • Diarréia.

  • Perda de peso.

  • Dor no osso.

  • Hematomas.

  • Movimentos oculares e musculares incomuns, em casos raros.

Às vezes não há sintomas claros, mas seu filho pode parecer mais cansado ou não querer comer.

Como é diagnosticado?

O médico perguntará sobre a saúde anterior do seu filho. Ele ou ela fará um exame físico.

Seu filho pode fazer vários exames de imagem. Um teste de ultrassom pode ser o primeiro teste usado. As tomografias computadorizadas ou ressonâncias magnéticas podem mostrar o tamanho do tumor e se ele está espalhado.

Seu filho pode fazer outros testes, como:

  • Exames de urina.

  • Exames de sangue.

  • Uma biópsia. Uma amostra do tumor ou da medula óssea é enviada ao laboratório para que possa ser examinada ao microscópio. Pode mostrar se algo é câncer e de que tipo.

  • Testes genéticos na amostra da biópsia.

Às vezes, o neuroblastoma é encontrado em um exame de imagem, como um ultrassom, antes do nascimento do bebê.

Quais são as etapas?

Após a remoção do tumor e a realização de mais exames de imagem, o médico conversará com você sobre o estágio do câncer do seu filho. O estágio 1 significa que o tumor estava apenas em uma área e que o cirurgião removeu todo o câncer que conseguiu encontrar. Os estágios 2 a 4 descrevem se o câncer se espalhou um pouco ou para outras partes do corpo. Existem alguns estágios especiais também. Por exemplo, existe um estágio para bebês com disseminação limitada na pele, fígado ou medula óssea.

Seu filho também será atribuído a um grupo de risco. É outra maneira de descrever a rapidez com que o tumor está crescendo. Os grupos são de baixo risco, risco intermediário e alto risco. O risco é baseado na idade do seu filho, no estágio do neuroblastoma e nos relatórios laboratoriais. O grupo de risco do seu filho será usado para planejar o tratamento do seu filho.

Como é tratado?

Em alguns casos de baixo risco, o tumor pode desaparecer por si só. Os médicos irão observá-lo cuidadosamente para ver se ele cresce ou diminui.

Na maioria das vezes, o médico removerá o tumor com cirurgia.

Em alguns casos de risco intermediário e na maioria dos casos de alto risco, seu filho fará quimioterapia (quimioterapia). A quimioterapia é um medicamento que destrói as células cancerígenas. Seu filho pode começar a quimioterapia antes mesmo da cirurgia.

A radioterapia pode ser usada para tumores que se espalharam ou que parecem poder se espalhar. Ele usa raios de alta energia, como os raios X, para destruir células cancerígenas e reduzir tumores no corpo. Outros tratamentos podem incluir quimioterapia em altas doses seguida de transplante de células-tronco e outros medicamentos, como imunoterapia.

Pergunte ao seu médico sobre a participação do seu filho em um ensaio clínico. Um ensaio clínico é um estudo de uma maneira nova ou diferente de tratar o câncer. As pessoas em ensaios clínicos recebem os tratamentos mais recentes para o câncer e são observadas de perto. Para obter mais informações, ligue para o Serviço de Informações sobre Câncer do Instituto Nacional do Câncer em 1-800-4-CANCER (1-800-422-6237).

Quais são algumas coisas em que pensar?

  • Alguns tumores são agressivos e precisam de tratamento imediato. Mas a maior parte do câncer cresce lentamente o suficiente para que você possa reservar um pouco de tempo para descobrir mais sobre o câncer do seu filho ao decidir sobre o tratamento.

  • Converse com seu filho. Responda honestamente a todas as perguntas do seu filho. Se você não sabe as respostas, ajude seu filho a descobrir.

  • Faça qualquer pergunta que você possa ter. Você pode conversar com o médico, enfermeiros, conselheiros e outros conselheiros.

  • Converse com familiares, amigos e apoiadores. Obtenha o tipo de ajuda que você precisa.

  • Pense em obter uma segunda opinião de outro médico. Antes de seu filho iniciar um tratamento importante, é uma boa ideia consultar outro médico sobre o tipo de câncer que seu filho tem e em que estágio se encontra. O médico ou a seguradora do seu filho podem recomendar alguém para uma segunda opinião.

Atualização em: 25 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.
Powered by Krames by WebMD Ignite
Disclaimer