Health Encyclopedia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Aprendendo sobre o transtorno de ansiedade generalizada

Learning About Generalized Anxiety Disorder

O que é transtorno de ansiedade generalizada?

../images/275a6aec3ef7a816cdf66b09bad63f5a.jpg

Todos nós nos preocupamos. É uma parte normal da vida. Mas quando você tem transtorno de ansiedade generalizada, você se preocupa com muitas coisas e tem dificuldade em parar de se preocupar. Essa preocupação ou ansiedade interfere em seus relacionamentos, trabalho e vida.

O que causa isso?

A causa do transtorno de ansiedade generalizada não é conhecida. Alguns estudos mostram que pode ser transmitido através das famílias. Várias coisas podem causar sintomas de ansiedade. Eles incluem alguns problemas de saúde, alguns medicamentos, muita cafeína e drogas ilegais como a cocaína.

Quais são os sintomas?

O transtorno de ansiedade generalizada pode fazer você se sentir preocupado e estressado com muitas coisas quase todos os dias. Você pode ter dificuldade em controlar sua preocupação.

Os sintomas incluem:

  • Sentindo-se cansado ou irritado. Você pode ter dificuldade em se concentrar.

  • Ter dores de cabeça ou musculares.

  • Sentir-se trêmulo, suar ou ter ondas de calor.

  • Sentir-se tonto, enjoado ou sem fôlego.

  • Sentindo que não consegue relaxar. Ou se assustar facilmente.

  • Ter problemas para adormecer ou permanecer dormindo.

Como é diagnosticado?

Seu médico perguntará sobre sua saúde e com que frequência você se preocupa ou se sente ansioso. Pessoas com transtorno de ansiedade generalizada apresentam mais preocupação e estresse do que o normal. Eles se sentem preocupados e estressados com muitas coisas quase todos os dias. E esses sentimentos duram pelo menos 6 meses.

O seu médico também pode perguntar sobre outros sintomas, como se você:

  • Sinta-se inquieto.

  • Sentir-se cansado.

  • Tem dificuldade em pensar ou sente que sua mente fica em branco.

  • Sinta-se irritado.

  • Tenha músculos tensos.

  • Tem problemas de sono.

Um exame físico e testes podem ajudar a garantir que seus sintomas não sejam causados por uma condição diferente, como um problema de tireoide.

Como é tratado?

Aconselhamento e medicamentos podem funcionar para tratar a ansiedade. Os dois são frequentemente usados junto com mudanças no estilo de vida.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de aconselhamento usado para ajudar a tratar a ansiedade. Na TCC, você aprende como perceber e substituir pensamentos que o deixam preocupado. Também pode ajudá-lo a aprender como relaxar quando estiver preocupado.

A terapia de relaxamento aplicada também pode ser usada. Seu conselheiro pode pedir que você imagine uma situação calmante. Isso pode ajudá-lo a relaxar.

Os medicamentos podem ajudar. Esses medicamentos também são frequentemente usados para a depressão. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) costumam ser tentados primeiro. Mas existem outros medicamentos que o seu médico pode usar. Pode ser necessário experimentar alguns medicamentos para encontrar um que funcione bem.

Muitas pessoas se sentem melhor praticando exercícios regularmente, comendo refeições saudáveis e dormindo bem. A atenção plena – focar nas coisas do momento presente – também pode ajudar a reduzir sua ansiedade.

O que você pode esperar quando tiver isso?

Ter ansiedade pode ser perturbador. Algumas pessoas podem se sentir menos preocupadas e estressadas após alguns meses de tratamento. Mas para outras pessoas, pode demorar mais para se sentirem melhor.

Pedir ajuda às pessoas é importante. Tente não se isolar. Deixe sua família e amigos ajudá-lo. Encontre alguém em quem você possa confiar. Fale com essa pessoa.

Quando você sabe o que é ansiedade – e como pode obter ajuda para ela – você pode começar a aprender novas maneiras de pensar. Isso pode ajudá-lo a lidar e superar sua ansiedade.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.
Powered by Krames by WebMD Ignite
Disclaimer