Aprendendo sobre taquicardia ventricular
Learning About Ventricular Tachycardia
O que é taquicardia ventricular?

Taquicardia ventricular (diga "ven-TRICK-yuh-ler tack-ih-KAR-dee-uh"), ou TV, é um tipo de ritmo cardíaco acelerado. Começa na parte inferior do coração (ventrículos).
Algumas formas de TV podem piorar e causar fibrilação ventricular. Ambas as condições podem ser fatais.
O que causa isso?
Às vezes não se sabe o que causa a TV. Mas na maioria dos casos, é causado por doenças cardíacas. Isso inclui ter um ataque cardíaco anterior ou doença cardíaca congênita. Também inclui cardiomiopatia hipertrófica, cardiomiopatia dilatada e miocardite. Às vezes, a TV ocorre após uma cirurgia cardíaca. Problemas hereditários de ritmo cardíaco também podem causar TV. Estes incluem a síndrome do QT longo e a síndrome de Brugada.
Alguns medicamentos podem causar TV. Estes incluem medicamentos antiarrítmicos, outros medicamentos para o coração e antibióticos. As causas menos comuns incluem desequilíbrios sanguíneos. Exemplos são baixos níveis de potássio e outros desequilíbrios eletrolíticos.
Remédios fitoterápicos que contêm éfedra, também conhecida como ma huang, podem desencadear TV. Drogas (como estimulantes, como a cocaína) também podem causar isso.
Quais são os sintomas?
A TV pode não causar sintomas. Quando isso acontece, você pode sentir tonturas ou vertigens. Você pode sentir falta de ar e dor ou pressão no peito. Você pode ter palpitações. Trata-se de uma consciência desconfortável do coração batendo muito rápido ou de forma irregular. Ou você pode desmaiar ou quase desmaiar.
Como a TV é diagnosticada?
Seu médico fará um exame e perguntará sobre sua saúde anterior.
O seu médico também fará um eletrocardiograma (ECG, ECG). Este é um rastreamento da atividade elétrica do seu coração. VT pode ir e vir. Pode ser difícil capturar com um eletrocardiograma no consultório do seu médico. Portanto, o médico pode querer que você use um monitor cardíaco. Ele registra seu ritmo cardíaco durante alguns dias ou mais.
Você pode fazer exames de laboratório e uma radiografia de tórax.
Seu médico também pode recomendar outros testes, como:
-
Exames de imagem, como um ecocardiograma. Esses testes mostram a estrutura do seu coração.
-
Um teste de estresse. Pode mostrar se o músculo cardíaco está recebendo sangue suficiente ou se as artérias cardíacas estão estreitadas.
-
Um estudo de eletrofisiologia (EP). Ele pode encontrar áreas específicas do coração que podem estar causando a TV.
Os resultados desses testes podem ajudar seu médico a decidir quais opções de tratamento você tem.
Como é tratado?
Para prevenir a TV e aliviar os sintomas, você pode tomar medicamentos para o ritmo cardíaco.
Algumas pessoas podem fazer uma ablação por cateter. Este procedimento destrói pequenas áreas do tecido cardíaco que causam batimentos cardíacos irregulares. Pode fazer com que a TV aconteça com menos frequência. Ou pode impedir que a TV aconteça novamente.
Seu médico pode recomendar um dispositivo que possa prevenir a morte súbita. Ele pode detectar batimentos cardíacos anormais com risco de vida e ajudar a restaurar o ritmo normal. Este dispositivo pode ser implantado (CDI ou cardioversor-desfibrilador implantável). Ou pode ser usado como colete.
Se você tem TV que não para, é uma emergência médica. Você pode precisar de um choque para tentar fazer seu coração voltar ao ritmo normal. Isso pode ser feito por meio de um desfibrilador externo automático (DEA), por paramédicos ou por meio de tratamento em uma sala de emergência. Um médico pode prescrever-lhe medicamentos se a sua condição for estável.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.