Espasmo nas costas: instruções de cuidados
Back Spasm: Care Instructions
Visão geral
Um espasmo nas costas é uma tensão repentina e dor nos músculos das costas. Isso pode acontecer devido ao uso excessivo ou a uma lesão. Coisas como dormir de maneira estranha, curvar-se, levantar-se, levantar-se ou sentar-se às vezes podem causar espasmos. Mas a causa nem sempre é clara.
O tratamento domiciliar inclui o uso de calor ou gelo, tomar analgésicos de venda livre (OTC) e evitar atividades que possam causar dores nas costas.
Para um espasmo nas costas que não melhora com cuidados domiciliares, seu médico pode prescrever medicamentos. Tratamentos como massagem ou manipulação também podem ajudar a aliviar o espasmo nas costas. Seu médico também pode sugerir exercícios ou fisioterapia para ajudar a melhorar a força e a flexibilidade dos músculos das costas.
Na maioria dos casos, voltar às atividades normais é bom para as costas. Apenas evite fazer coisas que piorem sua dor.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
Calor, gelo e medicamentos
-
Experimente calor ou gelo, o que for melhor. Aplique por 10 a 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia. Coloque um pano fino entre o calor ou o gelo e a pele. Você também pode tentar alternar entre calor e gelo.
-
Para a maioria das dores nas costas, você pode tomar analgésicos de venda livre. Os antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno, parecem funcionar melhor. Mas se você não pode tomar AINEs, pode tentar paracetamol. Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
Posições e postura corporal
-
Sente-se ou deite-se em posições que sejam mais confortáveis para você e que reduzam a dor. Experimente uma destas posições ao se deitar:
-
Deite-se de costas com os joelhos dobrados e apoiados em travesseiros grandes.
-
Deite-se no chão com as pernas apoiadas no assento de um sofá ou cadeira.
-
Deite-se de lado com os joelhos e quadris dobrados e um travesseiro entre as pernas.
-
Deite-se de bruços se isso não piorar a dor.
-
Evite repouso na cama após o primeiro dia de dor nas costas. O repouso na cama pode ajudar a aliviar a dor no início, mas atrasa a cura. O descanso contínuo sem atividade geralmente não é bom para as costas.
-
Se você precisar ficar sentado por longos períodos de tempo, faça pausas. Mude de posição a cada 30 minutos. Levante-se e caminhe ou deite-se em uma posição confortável.
Atividade
-
Faça caminhadas curtas várias vezes ao dia. Você pode começar com 5 a 10 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia, e ir aumentando até caminhadas mais longas. Ande em superfícies niveladas e evite colinas e escadas até que suas costas comecem a melhorar.
-
Depois que o espasmo nas costas começar a melhorar, tente alongar os músculos todos os dias, especialmente antes e depois do exercício e na hora de dormir. O alongamento regular pode ajudar a relaxar os músculos.
-
Para prevenir futuras dores nas costas, faça exercícios para alongar e fortalecer as costas e o estômago. Aprenda a usar uma boa postura, técnicas seguras de levantamento de peso e outras maneiras de se movimentar para ajudar a evitar dores nas costas.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que pode precisar de atendimento de emergência. Por exemplo, ligue se:
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Você tem sintomas novos ou piores nas pernas, barriga ou nádegas. Os sintomas podem incluir:
-
Você perde o controle da bexiga ou do intestino.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.