Úlcera de pé diabético: instruções de cuidados
Diabetic Foot Ulcer: Care Instructions
Visão geral
O diabetes pode danificar as terminações nervosas e os vasos sanguíneos dos pés. Isso significa que é menos provável que você perceba quando seus pés estão machucados. Um pequeno problema de pele, como calo, bolha ou pele rachada, pode se transformar em uma ferida maior, chamada úlcera no pé. As úlceras nos pés se formam com mais frequência na almofada do pé ou na planta do dedão do pé. Você também pode colocá-los na parte superior e inferior de cada dedo do pé.
Úlceras nos pés podem infeccionar. Se a infecção for grave, o tecido do pé pode morrer. Isso é chamado de gangrena. Nesse caso, um ou mais dedos, parte ou todo o pé e, às vezes, parte da perna podem ter que ser removidos (amputados).
O seu médico pode ter removido o tecido morto e limpo a úlcera. O ferimento no pé pode estar envolto em uma bandagem protetora. É muito importante manter o peso longe do pé machucado. Após a formação de uma úlcera no pé, ela não cicatrizará enquanto você continuar colocando peso na área.
Sempre obtenha tratamento precoce para problemas nos pés. Uma pequena irritação pode levar a um grande problema se não for resolvida logo.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Siga as instruções do seu médico sobre como evitar a pressão na úlcera do pé. Pode ser necessário usar muletas ou cadeira de rodas. Ou você pode usar gesso ou bota de caminhada.
-
Siga as instruções do seu médico sobre como limpar a úlcera e trocar o curativo.
-
Se o seu médico prescreveu antibióticos, tome-os conforme as instruções. Não pare de tomá-los só porque se sente melhor. Você precisa fazer o tratamento completo com antibióticos.
Para prevenir úlceras nos pés
-
Mantenha o açúcar no sangue dentro da faixa desejada, observando o que e quanto você come. Monitore o açúcar no sangue, tome medicamentos, se prescritos, e faça exercícios regularmente.
-
Não fume. Fumar afeta o fluxo sanguíneo e pode piorar os problemas nos pés. Se precisar de ajuda para parar de fumar, converse com seu médico sobre programas e medicamentos para parar de fumar. Isso pode aumentar suas chances de desistir definitivamente.
-
Não ande descalço. Proteja seus pés usando sapatos que caibam bem. Escolha sapatos feitos de materiais flexíveis e respiráveis, como couro ou tecido.
-
Inspecione seus pés diariamente em busca de bolhas, cortes, rachaduras ou feridas. Se você não consegue enxergar bem, use um espelho ou peça ajuda a alguém.
-
Peça ao seu médico que verifique seus pés durante cada consulta. Se você tiver algum problema nos pés, consulte seu médico. Não tente tratar o problema do pé sozinho. Remédios caseiros ou tratamentos que você pode comprar sem receita (como removedores de milho) podem ser prejudiciais.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.