Health Encyclopedia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Aprendendo sobre testes quando você tem diabetes

Learning About Tests When You Have Diabetes

Por que você precisa de testes regulares?

../images/4d5b4eb46fa9be98e301ddaeed568f82.jpg

O diabetes pode levar a outros problemas de saúde se não for bem controlado. Você precisará de testes para monitorar o controle do seu diabetes e para verificar outras coisas, como colesterol alto ou problemas renais. Fazer exames regularmente pode ajudar seu médico a encontrar problemas precocemente, quando é melhor começar a tratá-los.

Quais testes você precisa?

Estes são os testes que você pode precisar e com que frequência você deve realizá-los. Os testes podem variar dependendo se você tem diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Exame de sangue A1c.
Este teste mostra o nível médio de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses. Ajuda o seu médico a verificar se os níveis de açúcar no sangue permanecem dentro da faixa-alvo.
  • Com que frequência: A cada 3 a 6 meses

  • Meta: Um nível de açúcar no sangue dentro do seu intervalo alvo

Teste de pressão arterial.

Este teste mede a pressão do fluxo sanguíneo nas artérias. O controle da pressão arterial pode ajudar a prevenir danos aos nervos e vasos sanguíneos.

  • Com que frequência: A cada 3 a 6 meses

  • Meta: Um nível de pressão arterial na sua faixa alvo

Teste de colesterol.

Este teste mede a quantidade de um tipo de gordura no sangue. É comum que pessoas com diabetes também tenham colesterol alto. Muito colesterol no sangue pode acumular-se dentro dos vasos sanguíneos e aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

  • Com que frequência: No momento do diagnóstico de diabetes e com a frequência recomendada pelo seu médico depois disso

  • Meta: Um nível de colesterol dentro da sua faixa-alvo

Teste da relação albumina-creatinina.

Este teste verifica se há danos nos rins procurando a proteína albumina (diga "al-BYOO-mun") na urina. A albumina é normalmente encontrada no sangue. Danos nos rins podem permitir que pequenas quantidades dela (microalbumina) vazem para a urina.

  • Com que frequência: Uma vez por ano

  • Meta: Nenhuma proteína na urina

Teste de creatinina no sangue/filtração glomerular estimada (TFGe).

O nível de creatinina no sangue (diga "kree-AT-uh-neen") mostra o quão bem seus rins estão funcionando. A creatinina é um produto residual que os músculos liberam no sangue. A creatinina sanguínea é usada para estimar a taxa de filtração glomerular. Um alto nível de creatinina e/ou uma TFGe baixa pode significar que seus rins não estão funcionando tão bem quanto deveriam.

  • Com que frequência: Uma vez por ano

  • Meta: Nível normal de creatinina no sangue. A meta da TFGe é superior a 60 mL/min/1,73 m².

Exame completo do pé.

O médico verifica se há feridas nos pés e se alguma sensação foi perdida.

  • Com que frequência: Uma vez por ano

  • Meta: Pés saudáveis, sem úlceras ou perda de sensibilidade

Exame odontológico e limpeza.

O dentista verifica se há doenças gengivais e cáries. Pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue têm maior probabilidade de ter esses problemas.

  • Com que frequência: A cada 6 meses

  • Meta: Dentes e gengivas saudáveis

Exame oftalmológico completo.

Níveis elevados de açúcar no sangue podem causar danos aos olhos. Este exame é feito por um oftalmologista ou optometrista. Inclui um exame oftalmológico dilatado. O exame mostra se há danos na parte posterior do olho (retinopatia diabética).

  • Com que frequência: Uma vez por ano. Se você não apresentar sinais de retinopatia diabética, seu médico poderá recomendar um exame a cada 2 anos.

  • Meta: Nenhum dano na parte de trás do olho

Exame de sangue do hormônio estimulador da tireoide (TSH).

Este teste verifica doenças da tireoide, que são especialmente comuns em pessoas com diabetes tipo 1. Ter muito pouco ou muito hormônio da tireoide pode dificultar o controle do açúcar no sangue.

  • Com que frequência: Como parte do seu diagnóstico de diabetes e com a frequência recomendada pelo seu médico depois disso

  • Meta: Nível normal de TSH no sangue

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.
Powered by Krames by WebMD Ignite
Disclaimer