Aprendendo sobre a encefalopatia metabólica
Learning About Metabolic Encephalopathy
O que é encefalopatia metabólica?
A encefalopatia metabólica é um problema no cérebro. É causada por um desequilíbrio químico no sangue. O desequilíbrio é causado por uma doença ou órgãos que não funcionam tão bem como deveriam. Não é causado por um ferimento na cabeça. Quando o desequilíbrio afeta o cérebro, pode levar a mudanças de personalidade. Também pode tornar mais difícil pensar com clareza e lembrar das coisas.
Os problemas podem durar pouco tempo se você receber tratamento imediatamente. Mas isso depende da causa. Se o desequilíbrio estiver aumentando porque você está doente há muito tempo, as alterações mentais podem ser mais graves. Eles também podem durar mais.
O que acontece quando você tem esse problema?
Quando as coisas estão funcionando bem, seu corpo tem muitas maneiras de manter em equilíbrio os produtos químicos do sangue. Por exemplo, o fígado e os rins removem os resíduos do sangue. Os rins também ajudam a manter o equilíbrio de líquidos e sódio. E seu pâncreas produz insulina. É um hormônio que ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue.
Mas os produtos químicos no sangue podem ficar desequilibrados e danificar partes do corpo devido a um problema médico. Isto pode ser insuficiência renal ou hepática. Ou pode ser diabetes que não está bem controlado. Quando o desequilíbrio afeta o cérebro, o pensamento e o comportamento normais podem mudar.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem incluir:
-
Confusão.
-
Problemas com pensar e lembrar.
-
Estar rabugento e deprimido.
-
Sentindo-se sonolento.
-
Não conseguir dormir.
-
Desmaiar (desmaiar) de vez em quando.
Como é tratado?
O médico tentará encontrar a doença que está causando o problema. O médico pode fazer perguntas sobre sua saúde anterior.
O médico também fará exames para descobrir o que está causando o desequilíbrio químico e verificar sua gravidade.
O médico pode tratar o sistema orgânico que está causando o problema. Por exemplo, se for um problema renal, você pode receber tratamento para ajudar seus rins a funcionarem melhor. Se você tiver uma infecção, pode precisar de antibióticos. Se o médico não conseguir tratar a causa do problema, o médico tratará os sintomas.
O médico observará cuidadosamente os produtos químicos do sangue para garantir que o tratamento esteja sendo realizado com segurança.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Atualização em: 20 dezembro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.