Aprendendo sobre a síndrome de Stevens-Johnson
Learning About Stevens-Johnson Syndrome
O que é a síndrome de Stevens-Johnson?
A síndrome de Stevens-Johnson é uma doença rara, mas grave, que causa erupções cutâneas e feridas nas membranas mucosas do corpo, que são tecidos úmidos que revestem o interior do corpo.
A condição é mais comumente causada por uma reação a um medicamento. Outras causas incluem infecções. Em algumas pessoas a causa é desconhecida.
Quais são os sintomas?
Os primeiros sintomas da síndrome de Stevens-Johnson podem incluir:
-
Febre.
-
Fadiga, uma sensação geral de mal-estar.
-
Comichão ou ardor nos olhos.
-
Dores no corpo e dores nas articulações.
Dentro de 1 a 3 dias, aparecem outros sintomas da síndrome de Stevens-Johnson. Esses sintomas podem incluir:
-
Feridas chorosas nas membranas mucosas da boca, nariz, órgãos genitais e olhos. Quando ocorrem feridas, pode ser doloroso comer, beber ou urinar.
-
Erupção cutânea com manchas vermelhas. A erupção pode ser dolorosa e descamar. Pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente começa na face e no peito (tronco).
Como a síndrome de Stevens-Johnson é tratada?
Mesmo a síndrome leve de Stevens-Johnson pode piorar rapidamente e tornar-se grave, por isso é tratada no hospital. O seu médico pode ajudar a determinar se um medicamento é a causa. Se um medicamento causar a doença, você precisará parar de tomá-lo.
Você pode receber nutrição e líquidos através de um tubo no estômago ou intestinos. Os nutrientes líquidos também podem ser entregues na corrente sanguínea através de uma agulha ou cateter inserido em uma veia (alimentação intravenosa). O seu médico pode prescrever-lhe medicamentos para a dor.
Você pode receber tratamento para feridas na boca, nos olhos e na pele. Em alguns casos, são necessários enxertos de pele. Algumas pessoas podem ser tratadas em uma unidade de queimados.
A recuperação da síndrome de Stevens-Johnson pode ser lenta. Pode levar semanas ou meses, dependendo da gravidade da condição.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Atualização em: 16 novembro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.