Orelha de nadador em crianças: instruções de cuidados
Swimmer's Ear in Children: Care Instructions
Visão geral

A orelha do nadador (otite externa) é uma inflamação ou infecção do canal auditivo. Esta é a passagem que vai do ouvido externo ao tímpano. Qualquer água, areia ou outros detritos que entrem no canal auditivo e permaneçam lá podem causar ouvido de nadador. Colocar cotonetes ou outros itens no ouvido para limpá-lo também pode causar esse problema.
A orelha do nadador pode doer muito. Você pode tratar a dor e a infecção com medicamentos. Seu filho deverá se sentir melhor em alguns dias.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.
Como você pode cuidar do seu filho em casa?
Limpeza e cuidado
-
Use colírios antibióticos conforme orientação do seu médico.
-
Não insira gotas para os ouvidos (exceto antibióticos) ou qualquer outra coisa no ouvido do seu filho, a menos que o seu médico lhe diga para fazer isso.
-
Evite deixar entrar água no ouvido do seu filho até que o problema desapareça. Use algodão levemente revestido com vaselina como tampão para os ouvidos. Não use protetores de ouvido de plástico.
-
Use um secador de cabelo para secar cuidadosamente a orelha após o banho do seu filho. Certifique-se de que a secadora esteja na configuração de temperatura mais baixa.
-
Para aliviar a dor de ouvido, coloque uma toalha quente contra a orelha do seu filho.
-
Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Se o médico receitou ao seu filho um medicamento prescrito para a dor, administre-o conforme prescrito.
-
Se o seu filho não estiver tomando analgésicos prescritos, pergunte ao seu médico se ele pode tomar um medicamento sem receita.
-
Não dê aspirina a menores de 20 anos. Ela tem sido associada à síndrome de Reye, uma doença grave.
Inserindo gotas nos ouvidos
-
Aqueça as gotas até a temperatura corporal rolando o recipiente nas mãos. Ou você pode colocá-lo em um copo de água morna por alguns minutos.
-
Faça com que seu filho se deite, com a orelha voltada para cima. Para uma criança pequena, você pode tentar outra técnica. Segure a criança no colo com as pernas da criança em volta da cintura e a cabeça da criança nos joelhos.
-
Coloque gotas dentro da orelha. Siga as instruções do seu médico (ou as instruções na receita ou no rótulo) sobre quantas gotas colocar no ouvido. Mexa suavemente a orelha externa ou puxe-a para cima e para trás para ajudar as gotas a entrarem no ouvido.
-
É importante manter o líquido no canal auditivo por 3 a 5 minutos.
Quando você deve pedir ajuda?
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Seu filho tem febre nova ou mais alta.
-
Seu filho tem dor, inchaço, calor ou vermelhidão novos ou piores ao redor ou atrás da orelha.
-
Seu filho tem pus novo ou crescente ou sangue drenando do ouvido.
Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.