Náuseas e vômitos em crianças de 1 a 3 anos: instruções de cuidados

Nausea and Vomiting in Children 1 to 3 Years: Care Instructions

Visão geral

Na maioria das vezes, as náuseas e os vômitos em crianças não são graves. Geralmente é causada por uma infecção estomacal. Uma criança com infecção estomacal também pode apresentar outros sintomas, como diarreia, febre e cólicas estomacais. Com o tratamento domiciliar, o vômito geralmente cessa em 12 horas. A diarreia pode durar alguns dias ou mais.

Quando uma criança vomita, ela pode sentir náuseas ou dor de estômago. As crianças mais novas podem não saber dizer quando estão com náuseas. Na maioria dos casos, o tratamento caseiro aliviará as náuseas e os vômitos.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.

Como você pode cuidar do seu filho em casa?

  • Fique atento a sinais de desidratação, o que significa que o corpo perdeu muita água. A boca do seu filho pode ficar muito seca. Ele ou ela pode ter olhos fundos e poucas lágrimas ao chorar. Seu filho pode não ter energia e querer ser muito abraçado. Ele ou ela pode não urinar com a frequência habitual.

  • Ofereça ao seu filho pequenos goles de água. Deixe seu filho beber o quanto quiser.

  • Pergunte ao seu médico se o seu filho precisa de uma solução de reidratação oral (SRO), como Pedialyte ou Infalyte. Essas bebidas contêm uma mistura de sal, açúcar e minerais. Você pode comprá-los em drogarias ou supermercados. Não os utilize como única fonte de líquidos ou alimentos por mais de 12 a 24 horas.

  • Gradualmente, comece a oferecer alimentos regulares ao seu filho após 6 horas sem vômitos.

    • Ofereça alimentos sólidos ao seu filho se ele costuma comer alimentos sólidos.

    • Deixe seu filho comer o que preferir.

  • Não dê ao seu filho antidiarreicos ou medicamentos para dores de estômago sem receita médica sem falar primeiro com o seu médico. Não administre Pepto-Bismol ou outros medicamentos que contenham salicilatos (uma forma de aspirina) ou aspirina. A aspirina tem sido associada à síndrome de Reye, uma doença grave.

Quando você deve pedir ajuda?

Chamar 911 sempre que você achar que seu filho pode precisar de cuidados de emergência. Por exemplo, ligue se:

  • Seu filho parece muito doente ou tem dificuldade para acordar.

Ligue para seu médico agora ou procure atendimento médico imediato se:

  • Seu filho parece estar ficando mais doente.

  • Seu filho apresenta sinais de necessidade de mais líquidos. Esses sinais incluem olhos fundos com poucas lágrimas, boca seca com pouca ou nenhuma saliva e pouca ou nenhuma urina por 6 horas.

  • Seu filho tem dor de barriga nova ou pior.

  • Seu filho vomita sangue ou o que parece ser borra de café.

Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:

  • Seu filho não melhora como esperado.

Atualização em: 19 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.