Aprendendo sobre o tratamento trombolítico para acidente vascular cerebral

Learning About Thrombolytic Treatment for Stroke

O que é tratamento trombolítico?

../images/2887da3e8a248b061c4b3b78090406f4.jpg

Trombolíticos são medicamentos que dissolvem coágulos sanguíneos. A maioria dos acidentes vasculares cerebrais é causada por um coágulo sanguíneo. Esse tipo de acidente vascular cerebral é chamado de acidente vascular cerebral isquêmico (diga "iss-KEE-mick"). Para um acidente vascular cerebral isquêmico, este medicamento pode dissolver o coágulo rapidamente e ajudar o sangue a fluir normalmente novamente. Isso pode ajudar a limitar os danos ao cérebro.

O medicamento é administrado através de uma veia da mão ou do braço. Ele viaja pela corrente sanguínea até o coágulo.

Os médicos tentam administrar o medicamento dentro de 4 horas e meia após o início dos sintomas do AVC.

Um exemplo deste medicamento é chamado TPA (ativador de plasminogênio tecidual).

Como o tratamento trombolítico ajuda durante um acidente vascular cerebral?

Quando um coágulo sanguíneo se move para um vaso sanguíneo no cérebro, ele bloqueia o fluxo sanguíneo para essa área e causa um acidente vascular cerebral. Sem sangue e o oxigênio que ele carrega, essa parte do cérebro começa a morrer. Se o suprimento de sangue não for restaurado, geralmente ocorrem danos permanentes. As partes do corpo controladas por essas células danificadas não conseguem funcionar ou funcionar como deveriam. Esta perda de função pode ser leve ou grave. Pode ser de curto prazo ou para toda a vida.

O tratamento trombolítico pode melhorar a recuperação de um acidente vascular cerebral. Os médicos tentam administrá-lo o mais rápido possível após o derrame. Pode limitar os danos cerebrais causados por um acidente vascular cerebral, dissolvendo o coágulo sanguíneo. Sem medicamento para dissolvê-lo, é mais provável que um coágulo sanguíneo no cérebro cause danos cerebrais graves.

Em geral, quanto menos danos houver no tecido cerebral, menor será a incapacidade causada por um acidente vascular cerebral. E com menos danos ao tecido cerebral, é mais provável que você se recupere do derrame.

Nenhum tratamento pode garantir a recuperação total de um acidente vascular cerebral. Mas este medicamento aumenta as suas hipóteses de ter menos ou nenhuma incapacidade após um acidente vascular cerebral.

Quais são os riscos do tratamento trombolítico?

O principal risco do tratamento trombolítico é que pode causar sangramento grave no corpo. Se ocorrer sangramento no cérebro, pode causar sintomas piores de acidente vascular cerebral ou até morte.

Os médicos são muito cuidadosos ao usar este medicamento. Por exemplo, uma tomografia cerebral é feita antes do tratamento para garantir que não haja sinais de sangramento. (O tratamento trombolítico pioraria qualquer sangramento.) E após o tratamento, você será observado de perto por algum tempo para garantir que não haja sangramento interno.

Existe outra opção de tratamento?

Quando o seu médico lhe diz que o tratamento trombolítico é uma escolha para você, é porque ele acredita que oferece a melhor chance de recuperação do acidente vascular cerebral. Mas como este medicamento também apresenta riscos, cabe a você optar por ele ou não.

Com base na sua condição, seu médico explicará quais outras opções você tem para tratamento. Eles podem incluir outros medicamentos que impedem o aumento do coágulo.

Com ou sem tratamento trombolítico, você terá cuidados para ajudá-lo a melhorar. E você receberá remédios para prevenir coágulos sanguíneos e controlar os sintomas.

Ter um acidente vascular cerebral pode dificultar a tomada de decisões rápidas e complexas. Sentir medo ou ansiedade pode tornar ainda mais difícil pensar com clareza. A equipe do seu hospital entende isso. Eles explicarão suas escolhas e responderão às suas perguntas. E eles ajudarão você a decidir sobre seu tratamento.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.