Suspeita de gravidez ectópica: instruções de cuidados
Suspected Ectopic Pregnancy: Care Instructions
Visão geral

O seu médico pensa que você pode ter uma gravidez ectópica. Isso significa que um óvulo fertilizado se fixou em um local fora do útero. Na maioria desses casos, o óvulo cresce na trompa de Falópio. Isso também é chamado de gravidez tubária. Em casos raros, o óvulo cresce em um ovário ou em outro local da barriga.
Uma gravidez ectópica não pode se desenvolver normalmente. Pode ser doloroso e muito perigoso. Às vezes, uma gravidez ectópica pára sozinha e o corpo a absorve com o tempo. Mas se isso não acontecer, você precisará de tratamento.
Você pode ter gerenciamento expectante. Isso significa que seu médico monitora os níveis de hormônio da gravidez para verificar se eles estão caindo por conta própria. Ou você pode receber tratamento imediatamente. Mas pode ou não ser legal tratar uma suspeita de gravidez ectópica onde você mora. Em alguns locais, o diagnóstico de gravidez ectópica deve ser confirmado antes do início do tratamento. Converse com seu médico sobre suas opções.
O médico examinou você cuidadosamente. Mas você pode precisar voltar para mais testes. Os problemas podem surgir mais tarde. Observe atentamente se há dor de barriga ou sangramento. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir alguma dor ou sangramento novo ou aumentado. Se você tiver outros sintomas, como dor no ombro, tontura, desmaio ou desmaio,procure atendimento médico imediatamente. Estes podem ser sinais de hemorragia interna.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Descanse quando se sentir cansado. Você pode ficar mais cansado do que o normal por algumas semanas.
-
Evite mover-se rapidamente ou levantar qualquer coisa pesada até que seu médico lhe diga que é seguro realizar suas atividades normais.
-
Pergunte ao seu médico quando você poderá fazer sexo vaginal novamente.
-
Seu médico pode querer que você use absorventes higiênicos se tiver sangramento vaginal. O uso de absorventes torna mais fácil controlar o sangramento.
-
Se você for tratado com metotrexato:
-
Siga as instruções do seu médico sobre como tomar analgésicos de venda livre, como paracetamol. Não tome antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Não tome dois ou mais analgésicos ao mesmo tempo, a menos que o médico lhe diga para fazer isso. Muitos analgésicos contêm paracetamol, que é o Tylenol. Muito paracetamol (Tylenol) pode ser prejudicial.
-
Não beber álcool.
-
Não tome vitaminas que contenham ácido fólico, como vitaminas pré-natais.
-
Evite a luz solar direta. Pode causar problemas de pele enquanto o metotrexato estiver no corpo.
-
Evite alimentos que possam causar gases, como feijão, brócolis, repolho e maçã.
-
Preste atenção aos seus sentimentos. Se você está triste e não está ficando mais fácil, converse com seu médico ou conselheiro.
-
Converse com seu médico se quiser tentar engravidar em breve. O médico pode dizer quando é seguro fazê-lo.
-
Se você não quiser engravidar, pergunte ao seu médico sobre métodos anticoncepcionais. É possível engravidar novamente antes do início da próxima menstruação.
-
Vá a todas as consultas e exames de acompanhamento. Isso ajuda seu médico a garantir que os níveis de hormônio da gravidez estão caindo.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que pode precisar de atendimento de emergência. Por exemplo, ligue se:
-
Você sente uma dor súbita e intensa na barriga ou na pélvis.
-
Você desmaiou (perdeu a consciência).
-
Você tem sangramento vaginal grave. Isso significa que você fica de molho em um absorvente a cada hora, durante 2 horas ou mais.
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Você está tonto ou com vertigens, ou sente que vai desmaiar.
-
Você tem dor nova ou aumentada na barriga ou na pélvis.
-
Seu sangramento vaginal está piorando.
-
Você aumentou a dor na área vaginal.
-
Você tem uma nova dor no ombro.
-
Você tem febre.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.