Teste genético da doença de Tay-Sachs: instruções de cuidados

Tay-Sachs Disease Genetic Testing: Care Instructions

Visão geral

../images/2323a81dcd587ee703aa82dcacb08cb9.jpg

Os testes genéticos para a doença de Tay-Sachs permitem que as pessoas descubram se têm maior probabilidade de ter um filho com a doença. Um teste genético procura alterações nos genes em uma amostra de DNA das células de uma pessoa.

Tay-Sachs é uma doença rara que é transmitida por algumas famílias. Uma pessoa com Tay-Sachs apresenta alterações em um gene que impede o corpo de produzir uma enzima ou uma quantidade suficiente que decompõe os compostos gordurosos. Sem ele, os compostos gordurosos se acumulam no cérebro e nas células nervosas e causam danos. Tay-Sachs é fatal. E não há cura.

A escolha de fazer o teste para a doença de Tay-Sachs é pessoal. Você pode querer fazer o teste se estiver preocupado com a possibilidade de você ou seu parceiro serem portadores de Tay-Sachs. Se você e seu parceiro forem portadores, vocês poderão transmitir a doença aos seus filhos. Isto pode acontecer mesmo que nenhum de vocês tenha a doença. Isso pode ser provável se algum de vocês tiver um membro da família que o tenha. Você pode optar por fazer o teste se estiver grávida e os resultados do teste afetarão sua decisão de continuar a gravidez. Ou os resultados dos testes podem ajudá-lo a fazer escolhas sobre os cuidados com o seu filho recém-nascido.

Os resultados dos testes genéticos podem ter impacto ético, religioso ou legal. Antes de fazer o teste, você deve saber o que fará com os resultados. Para ajudar com isso, consulte um conselheiro genético antes de decidir sobre o teste. O conselheiro pode explicar claramente o teste e seus resultados. Pode ajudá-lo a tomar boas decisões.

Por que você faria testes genéticos para a doença de Tay-Sachs?

  • Você deseja saber precocemente se é portador da doença ou se o seu feto tem a doença.

  • Você tem histórico familiar da doença.

  • Seu parceiro tem histórico familiar de doença de Tay-Sachs.

  • Você pertence a um grupo de alto risco. Esses incluem:

    • Pessoas descendiam de comunidades judaicas da Europa Oriental e Central (judeus Ashkenazi).

    • Pessoas de certos grupos franco-canadenses de Quebec.

    • Pessoas da comunidade Cajun dentro e perto da Louisiana.

O que é aconselhamento genético?

O aconselhamento genético é a orientação de alguém treinado para ajudá-lo a compreender o risco de ter um filho com uma doença genética como a doença de Tay-Sachs. Você pode falar sobre:

  • Como a doença é transmitida de pais para filhos.

  • A doença em si.

  • Se e como fazer o teste da doença antes de engravidar ou antes do nascimento da criança.

  • As chances de você ter um filho com a doença. Isso será baseado nos resultados do seu teste.

  • O que significam os resultados após a conclusão dos testes.

Atualização em: 15 novembro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.