Fenda labial e fenda palatina em crianças: instruções de cuidados
Cleft Lip and Cleft Palate in Children: Care Instructions
Visão geral
A fenda labial e a fenda palatina são defeitos congênitos bastante comuns que geralmente ocorrem juntos.
Lábio leporino
acontece quando os tecidos da mandíbula superior e do nariz não se unem adequadamente à medida que o bebê se desenvolve. Isso causa uma divisão (fenda) no lábio. Na maioria dos casos, o lábio leporino não causa problemas de alimentação ou outros problemas de saúde.
Fenda palatina
acontece quando o céu da boca (palato) não se desenvolve normalmente durante a gravidez. Isso deixa uma abertura que pode passar para a cavidade nasal. Pode afetar qualquer parte do palato, incluindo a parte frontal do céu da boca (palato duro) ou a pequena ponta de tecido que fica pendurada no palato mole (úvula). Alguns bebês com fenda palatina têm problemas para sugar e engolir, por isso a alimentação pode ser um desafio.
Ambas as condições são tratadas com cirurgia. A fissura labial é reparada nos primeiros meses de vida da criança; o momento depende de quão ruim é. A fenda palatina geralmente é corrigida antes dos 12 meses de idade. Muitas vezes é necessária mais de uma cirurgia. Às vezes, a fenda palatina precisa de tratamento antes da cirurgia. Isso pode incluir talas dentárias especiais ou inserções de moldagem dentária macias.
Se ocorrer uma fenda labial com fenda palatina, às vezes ela está associada a outro problema de saúde. Por esse motivo, é importante que as crianças sejam testadas para outras condições desde o nascimento, especialmente se o bebê apresentar outros sintomas. Algumas crianças com fissura labial também podem precisar de outros exames, como testes para problemas de fala e audição.
Se seu filho nasceu com fissura labial ou palatina, é comum ficar preocupado e sentir muitas emoções. Você pode se perguntar como os outros reagirão. Tente se concentrar no vínculo com seu bebê. Lembre-se de que essas condições podem ser tratadas. A maioria das crianças que os têm cresce para viver uma vida normal.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.
Como você pode cuidar do seu filho em casa?
Cuidando de uma criança com lábio leporino
-
Converse com seu médico se seu bebê tiver algum problema de alimentação. Bebês que nascem com lábio leporino geralmente conseguem amamentar bem. A alimentação com mamadeira geralmente não é um problema se você usar bicos especiais com formato diferente e orifícios ligeiramente maiores que o normal.
-
Leve seu filho para todos os testes recomendados pelo seu médico. Algumas crianças podem precisar de exames para outras condições de saúde ou problemas de fala e audição.
Cuidando de uma criança com fenda palatina
-
Se você tiver problemas para alimentar seu bebê, converse com seu médico. Você pode amamentar, mas a mamadeira geralmente funciona melhor do que a amamentação. Algumas pessoas bombeiam o leite materno e o dão aos bebês em mamadeiras.
-
Observe seu bebê quanto a problemas de engasgo, engasgo ou saída de leite pelo nariz durante a alimentação. Você pode usar um pequeno prato de plástico que caiba no céu da boca do bebê durante a alimentação. Isso bloqueia a abertura para que o bebê possa sugar adequadamente.
-
Esteja alerta para sinais de desidratação. Isso pode ocorrer se o seu bebê não estiver recebendo leite materno ou fórmula suficiente. Esses sinais incluem menos fraldas molhadas, olhos fundos com poucas lágrimas e boca seca com pouca ou nenhuma saliva.
-
À medida que seu filho cresce, preste atenção a:
-
Cuidado dental. Certifique-se de levar seu filho ao dentista regularmente a partir de 1 ano de idade. O dentista observará problemas dentários e ensinará bons hábitos dentários. Verifique com seu médico como cuidar da boca do seu bebê antes da primeira consulta odontológica.
-
Audição. Converse com seu médico para testar a audição do seu bebê aos 3 meses de idade, especialmente se ele não tiver sido examinado ao nascer.
-
Se precisar de mais apoio, converse com seu médico ou consulte um conselheiro. Além disso, você pode querer ingressar em um grupo de apoio. Pode ser útil conversar com outros pais que têm bebês com fissura labial ou palatina.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que seu filho pode precisar de cuidados de emergência. Por exemplo, ligue se:
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Seu filho apresenta sinais de necessidade de mais líquidos. Esses sinais incluem olhos fundos com poucas lágrimas, boca seca com pouca ou nenhuma saliva e pouca ou nenhuma urina por 6 horas.
-
Seu filho apresenta sinais de infecção, como:
-
Aumento da dor, inchaço, calor ou vermelhidão.
-
Listras vermelhas saindo da área.
-
Pus drenando da área.
-
Uma febre.
Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:
-
Você está preocupado porque a cicatriz cirúrgica do seu filho não está cicatrizando direito.
-
Você está preocupado porque seu filho não está ouvindo bem.
-
Seu filho não melhora como esperado.
Atualização em: 24 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.