Dor nos dentes e nas gengivas: instruções de cuidados
Tooth and Gum Pain: Care Instructions
Visão geral

As causas mais comuns de dor dentária são cáries e doenças gengivais. A dor também pode ser causada por uma infecção no dente (abscesso) ou nas gengivas. Ou você pode sentir dor por causa de um dente quebrado ou rachado. Outras causas de dor incluem infecção e danos ao dente devido ao ranger nervoso dos dentes.
Um dente do siso pode doer quando nasce, mas não consegue romper a gengiva. Também pode ser doloroso quando o dente está apenas parcialmente inserido e tecido gengival extra se formou ao seu redor. O tecido pode ficar inflamado (pericoronite) e, às vezes, infeccionar.
Atendimento odontológico imediato pode ajudar a encontrar a causa de sua dor de dente e evitar que o dente morra ou que a doença gengival piore. O autocuidado em casa pode reduzir a dor e o desconforto.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu dentista ou médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Para reduzir a dor e o inchaço facial, coloque uma bolsa de gelo ou frio na parte externa da bochecha por 10 a 20 minutos de cada vez. Coloque um pano fino entre o gelo e a pele. Não use calor.
-
Se o seu médico prescreveu antibióticos, tome-os conforme as instruções. Não pare de tomá-los só porque se sente melhor. Você precisa fazer o tratamento completo com antibióticos.
-
Pergunte ao seu médico se você pode tomar um analgésico de venda livre, como paracetamol (Tylenol), ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Evite alimentos e bebidas muito quentes, frios ou doces se eles aumentarem a dor.
-
Enxágue a boca com água morna e sal a cada 2 horas para ajudar a aliviar a dor e o inchaço. Misture 1 colher de chá de sal em 8 onças de água.
-
Converse com seu dentista sobre o uso de creme dental especial para dentes sensíveis. Para reduzir a dor ao contato com o calor ou o frio ou ao escovar, escove regularmente com este creme dental ou esfregue uma pequena quantidade da pasta na área sensível com um dedo limpo 2 ou 3 vezes ao dia. Passe fio dental suavemente entre os dentes.
-
Não fume nem use tabaco cuspido. O uso do tabaco pode piorar os problemas gengivais, diminuir a capacidade de combater infecções nas gengivas e retardar a cicatrização. Se precisar de ajuda para parar de fumar, converse com seu médico sobre programas e medicamentos para parar de fumar. Isso pode aumentar suas chances de desistir definitivamente.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que pode precisar de atendimento de emergência. Por exemplo, ligue se:
Ligue para seu dentista ou médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.