Aprendendo sobre a febre
Learning About Fever
O que é febre?

A febre é uma temperatura corporal elevada. É uma maneira de seu corpo lutar contra a doença. A febre mostra que o corpo está respondendo a infecções ou outras doenças, tanto leves quanto graves.
A febre é um sintoma e não uma doença por si só. A febre pode ser um sinal de que você está doente, mas a maioria das febres não é causada por um problema sério.
Você pode ter febre acompanhada de uma doença leve, como um resfriado. Mas às vezes uma infecção muito grave pode causar pouca ou nenhuma febre. É importante observar outros sintomas, outras condições que você tem e como você se sente em geral. Nas crianças, observe como elas agem e veja de quais sintomas se queixam.
O que é uma temperatura corporal normal?
A temperatura corporal normal é de cerca de 98,6ºF. Algumas pessoas têm uma temperatura normal um pouco mais alta ou um pouco mais baixa do que isso.
Sua temperatura pode estar um pouco mais baixa pela manhã do que no final do dia. Pode aumentar durante o tempo quente ou quando você faz exercícios, usa roupas pesadas ou toma banho quente.
Sua temperatura também pode ser diferente dependendo de como você a toma. A temperatura medida na boca (oral) ou sob o braço pode ser um pouco inferior à temperatura central (retal).
O que é uma temperatura febril?
Uma temperatura central de 100,4°F ou superior é considerada febre.
O que pode causar febre?
A febre pode ser causada por:
-
Infecções. Esta é a causa mais comum de febre. Exemplos de infecções que podem causar febre incluem gripe, infecção renal ou pneumonia.
-
Alguns medicamentos.
-
Trauma ou lesão grave, como ataque cardíaco, derrame, insolação ou queimaduras.
-
Outras condições médicas, como artrite e alguns tipos de câncer.
Como você pode tratar a febre em casa?
-
Pergunte ao seu médico se você pode tomar um analgésico de venda livre, como paracetamol (Tylenol), ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Para evitar a desidratação, beba bastante líquido. Escolha água e outros líquidos claros até se sentir melhor. Se você tem doença renal, cardíaca ou hepática e precisa limitar o consumo de líquidos, converse com seu médico antes de aumentar a quantidade de líquidos que ingere.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.