Estenose espinhal cervical: instruções de cuidados
Cervical Spinal Stenosis: Care Instructions
Visão geral

A estenose espinhal é um estreitamento do canal que envolve a medula espinhal e as raízes nervosas. Às vezes, ossos e outros tecidos crescem nesse canal e pressionam os nervos que se ramificam a partir da medula espinhal. Isso pode acontecer como parte do envelhecimento.
Quando o estreitamento ocorre no pescoço, é chamado de estenose espinhal cervical. Muitas vezes causa rigidez, dor, dormência e fraqueza no pescoço, ombros, braços, mãos ou pernas. Pode até causar problemas de equilíbrio, coordenação e controle intestinal ou da bexiga. Mas algumas pessoas não apresentam sintomas.
Você pode obter alívio dos sintomas da estenose espinhal tomando medicamentos. Seu médico pode sugerir fisioterapia e exercícios para manter sua coluna forte e flexível. Algumas pessoas tentam injeções de esteróides para reduzir o inchaço. Se a dor e a dormência no pescoço, braços ou pernas ainda forem tão fortes que você não consiga realizar suas atividades normais, poderá precisar de uma cirurgia.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Pergunte ao seu médico se você pode tomar um analgésico de venda livre, como paracetamol (Tylenol), ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo.
-
Não tome dois ou mais analgésicos ao mesmo tempo, a menos que o médico lhe diga para fazer isso. Muitos analgésicos contêm paracetamol, que é o Tylenol. Muito paracetamol (Tylenol) pode ser prejudicial.
-
Mude de posição frequentemente quando estiver em pé ou sentado. Isto pode reduzir a pressão sobre a medula espinhal e seus nervos.
-
Ao descansar, use travesseiros ou rolos de toalha para apoiar o pescoço e a cabeça em uma posição confortável.
-
Siga as instruções do seu médico sobre atividades. O médico pode lhe dizer para não praticar esportes ou atividades que possam machucar o pescoço.
-
Alongue o pescoço e os ombros conforme recomendado pelo médico ou fisioterapeuta. Se o seu médico disser que não há problema em fazê-los, estes exercícios podem ajudar:
-
O pescoço se estende para o lado. Mantenha os ombros relaxados e incline lentamente a cabeça em direção a um ombro. Segure por 15 segundos. Deixe o peso da sua cabeça alongar os músculos. Em seguida, faça o mesmo em direção ao outro ombro.
-
Rotações do pescoço. Mantenha o queixo nivelado e vire lentamente a cabeça para o lado. Segure por 15 segundos. Depois faça o mesmo com o outro lado.
-
Rolos de ombro. Role os ombros para cima, depois para trás e para baixo em um movimento circular suave. Repita várias vezes.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que pode precisar de atendimento de emergência. Por exemplo, ligue se:
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Você tem sintomas novos ou piores nos braços, pernas, barriga ou nádegas. Os sintomas podem incluir:
-
Você perde o controle da bexiga ou do intestino.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.