Leucemia Linfocítica Crônica: Instruções de Cuidados
Chronic Lymphocytic Leukemia: Care Instructions
Visão geral

A leucemia é um tipo de câncer que faz com que seu corpo produza muitas células sanguíneas, especialmente glóbulos brancos. Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico, o que ajuda a protegê-lo contra infecções e doenças.
Na leucemia linfocítica crônica (LLC), seu corpo produz um grande número de glóbulos brancos jovens chamados linfócitos. Mas alguns desses glóbulos brancos jovens não amadurecem como deveriam. Em vez disso, tornam-se células de leucemia. Com o tempo, eles podem causar sintomas à medida que começam a expulsar os glóbulos brancos saudáveis do sangue, da medula óssea, dos gânglios linfáticos e do baço.
Existem vários tratamentos para LLC, incluindo terapia direcionada, quimioterapia e imunoterapia (quimioimunoterapia) e transplantes de células-tronco. Mas como a LLC pode piorar lentamente, às vezes o tratamento pode esperar. Seu médico acompanhará seu progresso e informará se ou quando você precisar de tratamento.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Tome seus medicamentos exatamente como prescritos. Ligue para o seu médico se achar que está tendo problemas com o seu medicamento.
-
Comer comida saúdavel. Se não tiver vontade de comer, experimente comer alimentos que contenham proteínas e calorias extras para manter as forças e evitar a perda de peso.
-
Faça alguma atividade física todos os dias, mas não fique muito cansado.
-
Durma o suficiente e reserve um tempo para fazer coisas que você gosta. Isso pode ajudar a reduzir o estresse.
-
Pense em ingressar em um grupo de apoio. Ou discuta suas preocupações com seu médico ou conselheiro.
-
Se você estiver vomitando ou tiver diarréia:
-
Beba muitos líquidos para evitar a desidratação. Escolha água e outros líquidos claros. Se você tem doença renal, cardíaca ou hepática e precisa limitar o consumo de líquidos, converse com seu médico antes de aumentar a quantidade de líquidos que ingere.
-
Quando você conseguir comer, experimente sopas claras, alimentos leves e líquidos até que todos os sintomas desapareçam por 12 a 48 horas. Outras boas opções incluem torradas, biscoitos, cereais cozidos e sobremesas de gelatina, como gelatina.
-
Evite infecções como COVID-19, resfriados e gripes. Lave as mãos com frequência. Tome uma vacina pneumocócica. Se você já tomou uma antes, pergunte ao seu médico se precisa de outra dose. Tome uma vacina contra a gripe todos os anos. Mantenha-se atualizado sobre suas vacinas COVID-19.
-
Não fume. Se precisar de ajuda para parar de fumar, converse com seu médico sobre programas e medicamentos para parar de fumar. Isso pode aumentar suas chances de desistir definitivamente.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que pode precisar de atendimento de emergência. Por exemplo, ligue se:
Ligue para seu médico agora
ou procure atendimento médico imediato se:
-
Você está com febre ou calafrios. Ou você pode estar suando.
-
Você tem sangramento anormal.
-
Você acha que tem uma infecção.
-
Você tem uma dor nova ou pior.
-
Você tem novos sintomas, como tosse, dor de barriga, vômito, diarréia ou erupção na pele.
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
-
Você está muito mais cansado do que o normal.
-
Você tem glândulas inchadas nas axilas, virilha ou pescoço.
-
Você não melhora como esperado.
Atualização em: 25 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.