Molusco contagioso em crianças: instruções de cuidados

Molluscum Contagiosum in Children: Care Instructions

Visão geral

Molusco contagioso (diga "moh-LUS-kum kun-tay-jee-OH-sum") é uma infecção de pele causada por um vírus. Causa pequenas saliências peroladas ou da cor da pele. Os inchaços podem coçar. Também pode causar erupção na pele. O vírus se espalha facilmente, mas geralmente não é prejudicial. No entanto, a infecção pode ser pior em pessoas com sistema imunológico fraco.

O molusco contagioso é mais comum em crianças pequenas. Mas também pode acontecer em adolescentes e adultos.

Sem tratamento, a infecção geralmente desaparece dentro de 6 a 18 meses. Em alguns casos, pode levar vários anos para que desapareça. Você pode querer tratamento para seu filho se os inchaços o incomodarem ou se quiser evitar que eles se espalhem. Os tratamentos incluem a remoção dos inchaços, o congelamento ou a aplicação de remédios. O tratamento depende de onde estão os inchaços.

Crianças com molusco contagioso podem frequentar a escola, a creche e praticar esportes, desde que os inchaços estejam completamente cobertos por roupas ou bandagens.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.

Como você pode cuidar do seu filho em casa?

  • Ensine seu filho a não compartilhar itens pessoais, como roupas ou equipamentos esportivos. Isso inclui toalhas, panos, capacetes e óculos de proteção.

  • Mantenha os inchaços cobertos com um curativo, esparadrapo ou roupas quando seu filho estiver perto de pessoas. Peça ao seu filho que use bandagens à prova d'água ao nadar ou praticar esportes.

  • Ensine seu filho a evitar espalhar os inchaços para outras partes do corpo. Por exemplo, os adolescentes devem evitar fazer a barba perto dos inchaços. E não arranhe nem tente remover as saliências.

  • Adolescentes sexualmente ativos não devem fazer sexo se apresentarem inchaços na área genital. Fazer tratamento pode ajudar a evitar espalhá-los a quaisquer parceiros sexuais.

  • Se o médico do seu filho prescrever medicamentos, use-os exatamente como indicado.

Quando você deve pedir ajuda?

Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:

  • Seu filho apresenta sinais de infecção, como:

    • Dor, calor ou inchaço na pele.

    • Vermelhidão perto dos inchaços.

    • Uma febre.

Atualização em: 16 novembro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.