Intolerância à lactose em crianças: instruções de cuidados

Lactose Intolerance in Children: Care Instructions

Visão geral

../images/ca5adc73c1493d155c768ec6150c0b80.jpg

A intolerância à lactose é um problema que dificulta a digestão da lactose. A lactose é um açúcar encontrado no leite e nos produtos lácteos. Algumas crianças não produzem uma enzima chamada lactase em quantidade suficiente. Isso é usado para digerir a lactose. Quando isso acontece, pode causar gases, dor de barriga, diarreia e distensão abdominal. Isto não é o mesmo que uma alergia alimentar ao leite.

A intolerância à lactose afeta crianças diferentes de maneiras diferentes. Algumas crianças não conseguem digerir nenhum produto lácteo. Outras crianças podem comer ou beber pequenas quantidades de produtos lácteos ou certos tipos de produtos lácteos sem problemas. Você pode ajudar seu filho a aprender como evitar desconforto e ainda obter cálcio suficiente para construir e manter ossos saudáveis.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.

Visão geral

  • Limite a quantidade de leite e produtos lácteos na dieta do seu filho. Se você não tiver certeza se um produto lácteo causa sintomas, peça ao seu filho que experimente uma pequena quantidade. E então espere para ver como seu filho se sente antes de comer ou beber mais.

  • Faça com que seu filho coma ou beba leite e derivados junto com outros alimentos. Para algumas crianças, combinar um alimento sólido (como cereais) com um laticínio (como leite) pode reduzir os sintomas.

  • Faça com que seu filho coma pequenas quantidades de produtos lácteos ao longo do dia, em vez de grandes quantidades de uma só vez.

  • Faça com que seu filho coma ou beba leite e produtos lácteos com lactose reduzida.

  • Faça com que seu filho coma ou beba outros alimentos em vez de leite e derivados. Peça ao seu filho que experimente leite de soja e queijo de soja.

  • Use produtos com lactase. Estes são suplementos dietéticos que ajudam seu filho a digerir a lactose. Alguns são comprimidos que seu filho mastiga (como o Lactaid) antes de comer ou beber produtos lácteos. Outros são líquidos que você pode adicionar ao leite 24 horas antes de seu filho bebê-lo. Experimente alguns para ver quais funcionam melhor para seu filho.

  • Algumas crianças com intolerância à lactose podem comer alguns tipos de iogurte sem problemas, especialmente iogurte com culturas vivas. É melhor experimentar uma pequena quantidade de marcas diferentes de iogurte para ver quais funcionam melhor para o seu filho.

  • Cuidado com a lactose nos alimentos que você compra. Alguns alimentos preparados contêm lactose, incluindo pães e assados, cereais matinais, batatas e sopas instantâneas, margarina, molhos para salada e muitos lanches. Certifique-se de ler os rótulos da lactose e os nomes "ocultos" da lactose. Isso inclui sólidos de leite em pó, soro de leite, coalhada, subprodutos do leite e leite em pó desnatado.

  • Encontre outras fontes de cálcio. Isso inclui suco de laranja enriquecido com cálcio, amêndoas e vegetais verde-escuros, como brócolis.

  • Se você está preocupado com a possibilidade de seu filho receber nutrientes suficientes, pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de dar suplementos a seu filho, como cálcio e vitamina D.

Quando você deve pedir ajuda?

Ligue para seu médico agora ou procure atendimento médico imediato se:

  • Seu filho tem dor de barriga nova ou pior.

Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:

  • Seu filho não melhora como esperado.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.