Aprendendo sobre respiração de resgate e RCP para bebês menores de 1 ano
Learning About Rescue Breathing and CPR for Babies Under 1 Year
Visão geral

A RCP (ressuscitação cardiopulmonar) consiste em pressionar o peito de uma pessoa e respirar pela boca. É usado em emergências quando o coração de alguém para de bater ou quando alguém não está respirando normalmente (pode estar com falta de ar) ou não está respirando.
A maioria dos bebês nunca precisa de respiração artificial ou RCP. Mas se isso acontecer, a melhor coisa que você pode fazer é estar preparado. Converse com seu médico ou faça um curso para aprender como fazer respiração boca a boca e RCP e, a seguir, use estas instruções como referência.
Desfibriladores externos automáticos (DEAs) estão em muitos locais públicos. Antes de usar um DEA, siga todas as etapas da RCP.
Para usar um DEA, coloque-o próximo ao bebê e ligue-o. O DEA lhe dirá o que fazer a seguir.
Como fazer respiração artificial e RCP
Passo 1: Verifique se o bebê está consciente.
-
Bata no pé do bebê e grite o nome dele.
-
Se o bebê não responder, ligue
911
ou peça a outra pessoa para ligar. Em seguida, inicie a RCP. Mas se você estiver sozinho e não tiver telefone, inicie a RCP. Faça RCP por 2 minutos. Em seguida, ligue
911.
Use um DEA (desfibrilador externo automático) se houver um por perto.
Etapa 2: inicie as compressões torácicas.
-
Coloque o bebê em uma superfície plana. Ajoelhe-se ou fique ao lado do bebê.
-
Imagine uma linha conectando os mamilos e coloque dois dedos ou dois polegares no esterno do bebê, logo abaixo dessa linha. Se estiver usando os polegares, use-os para circundar o peito e as costas do bebê.
-
Usando os dois dedos ou polegares, pressione com força e rapidez. Pressione o peito para baixo em pelo menos um terço de sua profundidade. Certifique-se de deixar o tórax se expandir novamente no final de cada compressão.
-
Faça 100 a 120 compressões torácicas por minuto(cerca de 2 vezes por segundo). Se ajudar, siga a batida de uma música (como "Staying Alive") que tenha de 100 a 120 batidas por minuto.
-
Se você for treinado em respiração artificial, aplique 30 compressões e depois 2 respirações de resgate. (Veretapa 3.)
-
Se você não tiver treinamento em respiração artificial, continue aplicando compressões até que a ajuda chegue, um DEA esteja pronto para uso ou o bebê esteja respirando normalmente.
Etapa 3: respirações de resgate.
-
Para fazer respirações de resgate, coloque uma mão na testa do bebê e incline suavemente a cabeça do bebê para trás.
-
Coloque os dedos da outra mão sob a parte óssea da mandíbula, perto do queixo. Incline o queixo para cima para manter as vias aéreas abertas.
-
Respire normalmente (não profundamente) e coloque a boca sobre a boca e o nariz do bebê, fechando bem. Sopre na boca do bebê por 1 segundo e observe se o peito do bebê sobe enquanto mantém o queixo inclinado.
-
Se o peito não subir, incline novamente a cabeça do bebê e respire novamente.
-
Entre as respirações de resgate, coloque a bochecha perto da boca e do nariz do bebê para sentir se o ar está saindo.
-
Continue aplicando compressões e respirações de resgate até que a ajuda chegue, um DEA esteja pronto para uso ou a criança esteja respirando normalmente.
Converse com seu médico ou enfermeiro se tiver dúvidas sobre como fazer respiração artificial e RCP.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.