Sarampo (Rubeola) em crianças: instruções de cuidados

Measles (Rubeola) in Children: Care Instructions

Visão geral

O sarampo é uma doença causada por um vírus. Também é chamada de rubéola. É transmitido quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou compartilha alimentos ou bebidas. O vírus pode viajar pelo ar. Isso significa que seu filho pode pegar sarampo se estiver perto de alguém que tenha o vírus. Isso pode acontecer mesmo que a pessoa não tosse ou espirre diretamente em seu filho.

Os primeiros sintomas do sarampo são febre alta, coriza, espirros, dor de garganta e tosse. Os gânglios linfáticos do pescoço do seu filho podem inchar. Seu filho pode se sentir muito cansado e ter diarréia e olhos vermelhos e doloridos. À medida que esses sintomas começam a desaparecer, seu filho terá pequenas manchas brancas dentro da boca, seguidas de erupções cutâneas por todo o corpo.

Os cuidados em casa, como repouso, ingestão de líquidos e analgésicos, costumam ser o único tratamento de que seu filho precisa.

Se seu filho teve sarampo, ele não poderá pegá-lo novamente.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.

Como você pode cuidar do seu filho em casa?

  • Seu filho deve ficar em casa para evitar contato com pessoas que nunca tiveram sarampo e que não foram imunizadas. O sarampo é muito contagioso. Seu filho pode transmitir o sarampo a outras pessoas desde 4 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 4 dias após o aparecimento da erupção cutânea.

  • Faça com que seu filho beba bastante líquido.

  • Certifique-se de que seu filho descanse bastante para ajudar a curar o corpo.

  • Dê ao seu filho paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, Motrin) para dor. Não use ibuprofeno se seu filho tiver menos de 6 meses de idade, a menos que o médico lhe dê instruções para usá-lo. Esteja seguro com medicamentos. Leia e siga todas as instruções do rótulo. Não dê aspirina a menores de 20 anos. Ela tem sido associada à síndrome de Reye, uma doença grave.

  • Não dê ao seu filho dois ou mais analgésicos ao mesmo tempo, a menos que o médico lhe diga para fazer isso. Muitos analgésicos contêm paracetamol, que é o Tylenol. Muito paracetamol (Tylenol) pode ser prejudicial.

  • Tente evitar que seu filho coça a erupção cutânea.

  • Mantenha seu filho longe da fumaça. Não fume nem deixe ninguém fumar perto do seu filho ou em sua casa.

  • Faça com que seu filho descanse os olhos com frequência. Se os olhos do seu filho forem sensíveis à luz, feche as persianas da sala e limite o tempo que ele fica olhando para as telas.

Quando você deve pedir ajuda?

Chamar 911 sempre que você achar que seu filho pode precisar de cuidados de emergência. Por exemplo, ligue se:

  • Seu filho tem graves problemas para respirar. Os sintomas podem incluir:

    • Usando os músculos da barriga para respirar.

    • O peito afundando ou as narinas dilatando quando seu filho tem dificuldade para respirar.

  • Seu filho tem uma convulsão.

  • Seu filho está confuso.

Certifique-se de dizer que seu filho foi diagnosticado com sarampo. O sarampo é muito contagioso. O médico pode não querer que seu filho tenha contato com outros pacientes. Você receberá instruções sobre o que é melhor para seu filho.

Ligue para seu médico agora ou procure atendimento médico imediato se:

  • Seu filho tem febre com torcicolo ou forte dor de cabeça.

  • Seu filho é sensível à luz ou sente muito sono.

Observe atentamente as mudanças na saúde do seu filho e entre em contato com o seu médico se:

  • Seu filho se sente melhor, mas os sintomas retornam.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.