Aprendendo como ensinar crianças mais velhas e adolescentes sobre consentimento

Learning About Teaching Older Children and Teens About Consent

O que é consentimento?

../images/92530a972f3e09212b2aacd1bd71f43c.jpg

Pedir consentimento significa pedir permissão a alguém para fazer algo. Um exemplo pode ser perguntar se não há problema em tocar alguém ou estar fisicamente perto dessa pessoa. Alguém dá consentimento quando sabe exatamente o que está sendo solicitado e concorda claramente, sem ser pressionado.

Como você pode ensinar crianças mais velhas e adolescentes sobre consentimento?

À medida que seu filho chega à adolescência, é importante conversar sobre o que significa consentimento em situações sexuais. Mesmo que seu filho não esteja namorando ou fazendo sexo, conversar sobre consentimento desde o início pode ajudar a garantir que ele entenda como estabelecer seus próprios limites. E os ajuda a saber como respeitar os limites das outras pessoas. Aqui estão algumas dicas.

  • Pergunte ao seu filho o que consentimento significa para ele.

    Isso o ajudará a descobrir o que eles já sabem e onde podem haver lacunas em seus conhecimentos.

  • Seja claro sobre o que significa consentimento e quando é necessário.

    Aqui estão alguns pontos de discussão:

    • Para dar consentimento, alguém deve compreender claramente o que está sendo solicitado a fazer.

    • O consentimento não é necessário apenas para sexo. Beijar, abraçar e proximidade física geral contam como coisas que precisam de consentimento.

    • As pessoas precisam consentir sempre que tiverem contato físico, mesmo que já tenham consentido antes.

    • O consentimento no início de um ato sexual não é uma promessa de completá-lo. Alguém pode deixar de consentir a qualquer momento, por qualquer motivo.

    • O consentimento não conta se:

      • Alguém está sendo pressionado a dar.

      • Alguém está sob a influência de drogas ou álcool ou fica inconsciente.

      • Alguém é menor que a idade legal de consentimento. (Isso varia de estado para estado.)

  • Converse com seu filho sobre como dizer não.

    Pode ser útil dar-lhes frases que possam praticar. Dessa forma, eles não precisam tentar encontrar as “palavras certas” no momento. Por exemplo, "Não me sinto confortável com isso. Vamos assistir a um filme." Ou simplesmente: "Não. Isso não está bem para mim."

  • Converse com seu filho sobre como aceitar um “não” de outra pessoa.

    Explique que ouvir não pode parecer um pouco doloroso ou constrangedor no momento. Tranquilize seu filho de que não há problema em ter esses sentimentos. Mas enfatize que, acima de tudo, é importante respeitar os limites de outra pessoa.

  • Lembre-se de que ensinar as crianças sobre consentimento não significa que você esteja incentivando a atividade sexual.

    Muitas coisas moldam a opinião dos pais sobre quando é aceitável que seus filhos comecem a ter relações sexuais. Não há problema em conversar com seus filhos sobre seus valores e suas esperanças em relação aos valores deles. Mas tente manter essas conversas separadas das conversas sobre consentimento.

Ensinar seu filho sobre o consentimento ajuda-o a entender mais sobre como são os relacionamentos saudáveis. E isso pode ajudá-los a evitar situações prejudiciais ou inseguras no futuro.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.