Aprendendo sobre como prevenir uma trombose venosa profunda (TVP) no hospital

Learning About How to Prevent a Deep Vein Thrombosis (DVT) in the Hospital

O que é uma trombose venosa profunda (TVP)?

../images/7ccbc7177ee7acdaa4a99c86a8119fe1.jpg

A trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo sanguíneo (trombo) em uma veia profunda, geralmente nas pernas. A TVP pode ser perigosa porque pode se libertar e viajar pela corrente sanguínea até os pulmões. Lá, pode bloquear o fluxo sanguíneo nos pulmões (embolia pulmonar). Isso pode ser fatal.

O que aumenta seu risco?

Como paciente hospitalizado, você corre maior risco de ter TVP. Isso pode ser devido a:

Fluxo sanguíneo lento.

Os coágulos sanguíneos podem se formar quando o sangue flui lentamente ou se acumula na perna. Isso pode acontecer quando você precisa ficar em uma cama de hospital.

Lesão em um vaso sanguíneo.

É mais provável que o sangue coagule nas veias logo após a lesão. As lesões incluem cirurgias recentes que envolvem pernas, quadris, barriga ou cérebro. A coagulação também pode ocorrer se você tiver um dispositivo de acesso vascular central (CVAD) para administrar medicamentos, líquidos ou nutrientes. A coagulação ocorre no local ou próximo a ele.

Sangue que não coagula normalmente.

Algumas pessoas têm sangue que coagula com muita facilidade ou rapidez. Isso pode acontecer se você tiver câncer ou outros problemas de saúde ou doenças que aumentem a probabilidade de coagulação do sangue.

Como isso é evitado?

A prevenção de uma TVP no hospital pode incluir medicamentos, compressão e movimento.

Medicamentos para diluir o sangue.

Os medicamentos chamados anticoagulantes ajudam a reduzir o risco de coágulos sanguíneos. Na verdade, esses medicamentos não afinam o sangue. Eles atuam diminuindo o tempo que leva para a formação de coágulos.

Você pode receber anticoagulantes na forma de comprimidos ou injeção.

Compressão.

Comprimir ou apertar as pernas ajuda a manter o sangue em movimento, para que não se acumule e forme coágulos. Isso pode ser feito com:

  • Um dispositivo de compressão que possui airbags que inflam e desinflam em determinados momentos. Isso força o sangue a fluir da parte inferior da perna em direção ao coração. O dispositivo às vezes é chamado de dispositivo de compressão intermitente ou sequencial.

  • Meias de compressão justas nos pés e mais largas nas pernas.

Movimento.

O seu médico pode recomendar que você se levante e caminhe por curtos períodos, se puder. Trabalhar os músculos das pernas enquanto você fica de pé e anda ajuda a movimentar o sangue nas veias.

Quando você deve pedir ajuda?

Enquanto estiver no hospital, informe sua equipe médica se você tiver algum problema novo ou se seus sintomas piorarem. Por exemplo:

  • Você desmaiou (perdeu a consciência).

  • Você tem dor no peito, falta de ar ou tosse com sangue.

  • Você está tonto ou com vertigens, ou sente que vai desmaiar.

  • Você tem sinais de coágulo sanguíneo na perna (chamado trombose venosa profunda), como:

    • Dor na panturrilha, parte posterior do joelho, coxa ou virilha.

    • Vermelhidão e inchaço na perna.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.