Aprendendo sobre a doença de Buerger (tromboangeíte obliterante)

Learning About Buerger's Disease (Thromboangiitis Obliterans)

O que é a doença de Buerger?

../images/474f97cf2dd3b699915763a362b076cf.jpg

A doença de Buerger (tromboangeíte obliterante) é um problema nos vasos sanguíneos menores dos braços e pernas. A inflamação, que faz parte da resposta imunológica do corpo, ocorre nesses vasos sanguíneos. Isso faz com que aglomerados de células formem coágulos. Os coágulos podem reduzir ou bloquear o fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos. Isso torna difícil que o sangue e o oxigênio cheguem às extremidades dos braços e pernas.

A falta de sangue e oxigênio pode danificar os tecidos dos dedos das mãos e dos pés, o que pode ser muito doloroso. Em casos graves, o tecido pode morrer.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são dor e mudança de cor nos dedos das mãos e dos pés. A dor pode ocorrer tanto enquanto você está ativo quanto quando descansa, e pode ser intensa. Você pode ter uma reação ao frio que causa dor e dormência. Sua pele pode parecer roxa ou pálida.

Você pode ter úlceras dolorosas (feridas na pele) nos dedos das mãos e dos pés. Ao contrário de alguns outros tipos de feridas na pele, essas úlceras não cicatrizam. Eles podem levar à morte do tecido. Isso é chamado de gangrena.

O que causa isso?

Fumar tabaco e outras formas de tabaco pode causar a doença de Buerger. Quase todas as pessoas que têm esse problema fumam ou usam tabaco. Em casos raros, uma pessoa que não usa tabaco pode ter este problema.

Como é tratado?

Os objetivos do tratamento da doença de Buerger são aliviar os sintomas, restaurar o fluxo sanguíneo nas mãos e nos pés e prevenir danos aos tecidos. A interrupção do consumo de tabaco é o único tratamento que pode aliviar os sintomas e evitar o agravamento da doença. Também pode diminuir a chance de o tecido ficar muito danificado e precisar ser removido.

O seu médico pode recomendar outros tratamentos para controlar a dor ou ajudar a curar úlceras. Por exemplo, o seu médico pode prescrever medicamentos para tentar aliviar a dor. Você também pode tomar medicamentos que podem ajudar a prevenir coágulos sanguíneos.

Se o dano ao tecido dos dedos das mãos ou dos pés for muito grave, pode ser necessário amputar o dedo da mão ou do pé.

Como você pode cuidar de si mesmo em casa?

  • Não fume nem use qualquer outra forma de tabaco. O tabaco pode piorar a doença. Se precisar de ajuda para parar de fumar, converse com seu médico sobre programas e medicamentos para parar de fumar. Isso pode aumentar suas chances de desistir definitivamente.

  • Se o seu médico recomendar, faça mais exercícios. Isso pode melhorar o fluxo sanguíneo. Caminhar é uma boa escolha. Aos poucos, aumente a quantidade que você caminha todos os dias. Experimente por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana.

  • Cuide bem de suas mãos e pés.

    • Tente mantê-los aquecidos.

    • Trate cortes e arranhões nos braços e pernas imediatamente. O fluxo sanguíneo deficiente impede (ou retarda) a cicatrização rápida, mesmo de pequenos cortes ou arranhões.

    • Evite sapatos muito apertados ou que esfreguem os pés.

    • Evite meias justas o suficiente para deixar marcas de elástico nas pernas. Meias apertadas podem piorar o problema de circulação.

    • Mantenha as mãos e os pés limpos e hidratados para evitar ressecamento e rachaduras.

    • Use luvas para proteger os dedos de lesões.

    • Coloque algodão ou lã de cordeiro entre os dedos dos pés para evitar fricção e absorver a umidade.

    • Se você tiver uma ferida na mão ou no pé, mantenha-a seca e cubra-a com um curativo antiaderente até consultar o seu médico.

  • Não fique sentado ou em pé por longos períodos.

  • Não cruze as pernas ao sentar ou deitar.

  • Evite cafeína se o seu médico recomendar. A cafeína pode estreitar os vasos sanguíneos.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.