Aprendendo sobre o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em crianças
Learning About Obsessive-Compulsive Disorder (OCD) in Children
Visão geral

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma condição de saúde mental. Isso faz com que seu filho tenha pensamentos indesejados que ocorrem continuamente. Para interromper esses pensamentos, seu filho pode desenvolver uma compulsão. Esta é uma ação ou ritual que é feito repetidamente.
Por exemplo, uma criança pode preocupar-se constantemente com a possibilidade de ficar doente, se se sujar. Para lidar com esse sentimento, a criança pode lavar as mãos ou as roupas ou limpar as coisas repetidamente.
A ação faz seu filho se sentir melhor por um curto período de tempo. Se seu filho tentar resistir à vontade de fazer isso, ele poderá ficar muito ansioso ou ter ataques de pânico. O mesmo pode acontecer se seu filho não tiver permissão para realizar a ação.
A terapia pode ajudar seu filho a aprender a gerenciar pensamentos e ações. Seu filho pode ter terapia individual, terapia de grupo e terapia focada na família.
O seu médico também pode prescrever medicamentos para ajudar com os sintomas.
O que causa isso?
Os especialistas não sabem a causa do TOC. Alguns pensam que pode haver um problema na forma como uma parte do cérebro envia informações para outra parte. Isso pode envolver alterações nos níveis de certas substâncias químicas cerebrais, como a serotonina.
Alguns especialistas acreditam que as infecções por estreptococos podem causar subitamente o TOC em algumas crianças ou piorar os sintomas. Essas infecções incluem infecções na garganta e escarlatina.
Quais são os sintomas?
Os sintomas do TOC geralmente aparecem e desaparecem com o tempo. E eles podem mudar à medida que a criança cresce.
Os sintomas incluem:
-
Obsessões. Esses são pensamentos, ideias e impulsos indesejados que seu filho tem repetidamente. Eles atrapalham os pensamentos normais e causam ansiedade ou medo. Exemplos incluem:
-
Compulsões. São comportamentos que seu filho repete para tentar controlar as obsessões e diminuir a ansiedade. Exemplos incluem:
As obsessões ou compulsões costumam ocupar mais de 1 hora por dia. Eles interferem muito na rotina normal do seu filho. Eles também afetam atividades e relacionamentos sociais.
Às vezes as crianças podem compreender que as suas obsessões e compulsões não são reais. Mas muitas vezes eles podem não ter certeza.
Como é diagnosticado?
Seu médico pode verificar se há TOC conversando com você e seu filho. O médico perguntará sobre os sintomas e a saúde anterior do seu filho. O médico também pode perguntar sobre algum membro da família que tenha apresentado sintomas semelhantes. O médico também pode fazer um exame físico.
Como é tratado?
Os médicos usam medicamentos e aconselhamento para tratar o TOC.
Os medicamentos antidepressivos são usados com mais frequência. Os antidepressivos funcionam de maneira diferente para cada pessoa. O seu médico irá ajudá-lo a encontrar o medicamento e a dose que funcionam melhor para o seu filho.
O aconselhamento para o TOC inclui um tipo de terapia cognitivo-comportamental. É chamado de prevenção de exposição e resposta. Aumenta lentamente o contato do seu filho com aquilo que causa preocupações ou falsas crenças. Esta terapia pode reduzir os sintomas ao longo do tempo.
Outra terapia também pode ajudar seu filho a aprender a controlar pensamentos e ações. Seu filho pode ter terapia individual, terapia de grupo e terapia focada na família. A terapia focada na família ajuda você a aprender como ajudar seu filho.
O tratamento pode tornar os sintomas menos graves. Mas seu filho ainda pode apresentar alguns sintomas leves após o início do tratamento.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.