Aprendendo sobre hemorragia subaracnóidea
Learning About Subarachnoid Hemorrhage
O que é uma hemorragia subaracnóidea?
Hemorragia significa sangramento intenso. O espaço entre o cérebro e o tecido que o cobre é chamado de espaço subaracnóideo. Portanto, esse tipo de hemorragia ocorre naquele espaço fora do cérebro.
Quando o sangue derrama neste pequeno espaço, ele se acumula e pressiona o cérebro. Isso geralmente causa dor de cabeça súbita e intensa. Outros sintomas às vezes incluem náuseas e vômitos, dores no pescoço ou problemas de visão. Algumas pessoas desmaiam ou têm uma convulsão. Mas o sintoma mais comum é o que muitas pessoas descrevem como “a pior dor de cabeça da minha vida”.
Essa hemorragia é um tipo de acidente vascular cerebral. O tratamento rápido é necessário para prevenir danos cerebrais e morte.
Os problemas causados por uma hemorragia subaracnóidea dependem de qual parte do cérebro foi afetada e de quanto dano ela causou. Por exemplo, pode haver problemas de movimento, sentidos, fala, memória, pensamento ou emoções. A reabilitação do AVC, que inclui treinamento e terapia, pode ajudar na recuperação.
O que causa isso?
A maioria das hemorragias subaracnóideas é causada quando um aneurisma cerebral explode. Um aneurisma (diga "ANN-yuh-riz-um") é uma área protuberante e fraca na parede de uma artéria que fornece sangue ao cérebro.
Pode ser difícil saber o que exatamente causou um aneurisma cerebral e por que ele estourou. Muitas coisas podem aumentar o risco disso, como tabagismo, hipertensão e histórico familiar de aneurismas.
Esse tipo de hemorragia também pode ser causado por muitas outras coisas, incluindo um ferimento na cabeça.
Como é tratado?
O objetivo do tratamento é prevenir danos cerebrais, mais sangramentos e outros problemas graves. Você provavelmente estará na unidade de terapia intensiva do hospital, onde sua equipe médica poderá vigiá-lo de perto. Eles trabalharão para controlar sua pressão arterial, controlar a dor e observar sintomas de danos cerebrais.
Você pode fazer mais exames para ter certeza de que um aneurisma causou o sangramento. Se você tiver um aneurisma, poderá ser submetido a um procedimento ou cirurgia para repará-lo. Isso pode ajudar a prevenir outro episódio de sangramento.
Os tratamentos para reparar um aneurisma incluem:
-
Recorte.
O médico faz cortes (incisões) no couro cabeludo e no osso do crânio. Em seguida, o médico coloca um pequeno clipe de metal sobre a parte fraca do vaso sanguíneo. Isso interrompe o fluxo de sangue.
-
Enrolando.
O médico faz um corte na virilha ou no pulso. Em seguida, o médico move um pequeno tubo de plástico através do corte até um vaso sanguíneo. O tubo é chamado de cateter. Usando raios X, o médico guia suavemente o cateter através do vaso sanguíneo até o aneurisma cerebral. Em seguida, o médico usa uma ferramenta para preencher o aneurisma com pequenas bobinas de arame ou bloquear a abertura. Isso evita que o sangue volte para o aneurisma.
Você precisará de tratamento mesmo que os sintomas desapareçam. Isso ocorre porque há uma boa chance de a área sangrar novamente.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.