Aprendendo sobre medicamentos que reduzem o risco de outro derrame
Learning About Medicines That Lower Your Risk of Another Stroke
Visão geral
Uma parte importante do seu tratamento será prevenir outro acidente vascular cerebral. E grande parte disso é tomar remédios.
Alguns dos medicamentos que seu médico pode recomendar que você tome incluem:
-
Aspirina ou outros anticoagulantes. Eles ajudam a prevenir coágulos sanguíneos. A maioria dos acidentes vasculares cerebrais é causada por coágulos sanguíneos.
-
Estatinas e outros medicamentos para reduzir o colesterol. O colesterol alto aumenta o risco de acidente vascular cerebral.
-
Medicamentos para hipertensão ou diabetes. Essas condições aumentam o risco de acidente vascular cerebral.
Todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais. Portanto, é importante compreender os prós e os contras de qualquer medicamento que você toma. Também é importante tomar os medicamentos exatamente como indicado pelo seu médico.
Certifique-se de informar o seu médico se você toma qualquer outro medicamento prescrito, medicamento de venda livre, vitaminas, suplementos ou remédios fitoterápicos.
Tenha um plano de pílulas
Você pode ter vários comprimidos para tomar todos os dias. Ter um plano de como você se lembrará de tomá-los pode ajudar a aliviar seus medos e estresse.
Para fazer um plano de pílulas, escreva uma lista de seus medicamentos. Em seguida, anote os detalhes de cada um. Inclua quando você começou a usar cada medicamento, quando você o toma, quanto você toma de cada vez (número de comprimidos e miligramas em cada comprimido) e quaisquer efeitos colaterais.
Antes de sair do hospital, faça perguntas se não entender ou precisar de ajuda com seu plano de pílulas. E certifique-se de saber para quem ligar quando tiver dúvidas em casa.
Anticoagulantes
Uma das melhores coisas que você pode fazer para prevenir outro derrame é tomar um medicamento chamado anticoagulante. Esses medicamentos realmente não afinam o sangue. Eles atuam ajudando a prevenir coágulos sanguíneos. Os coágulos sanguíneos podem causar acidente vascular cerebral se bloquearem um vaso sanguíneo no cérebro. Portanto, ao prevenir coágulos sanguíneos, você ajuda a prevenir um acidente vascular cerebral.
Os antiplaquetários são um tipo de anticoagulante. Eles ajudam a evitar que as plaquetas se unam e formem coágulos sanguíneos. (Uma plaqueta é um tipo de célula sanguínea.)
Exemplos de antiplaquetários incluem:
Outro tipo de anticoagulante, chamado anticoagulante, pode ser usado se você tiver um problema de saúde que aumente o risco de coágulos sanguíneos.
Exemplos de anticoagulantes incluem:
Certifique-se de aprender como tomar seu medicamento com segurança. Os anticoagulantes podem causar sérios problemas de sangramento.
Medicamentos para colesterol
As estatinas e outros medicamentos para o colesterol podem diminuir a quantidade de colesterol no sangue. Se você tiver muito colesterol, ele começará a se acumular nos vasos sanguíneos. E é assim que começa a maioria dos problemas cardíacos e de fluxo sanguíneo, incluindo derrames.
As estatinas também reduzem a inflamação em torno do acúmulo de colesterol. Isso pode diminuir o risco de o acúmulo se romper e causar um coágulo sanguíneo que pode causar um derrame.
Exemplos de estatinas incluem:
-
Atorvastatina.
-
Pravastatina.
-
Sinvastatina.
Outros medicamentos para o colesterol que podem ajudar a diminuir o risco de acidente vascular cerebral são os inibidores da absorção do colesterol e os inibidores da PCSK9.
Medicamentos para pressão arterial
Se você tem pressão alta, pode tomar medicamentos para baixá-la. A hipertensão arterial pode danificar os vasos sanguíneos. Esse dano pode levar ao endurecimento das artérias, o que pode causar um acidente vascular cerebral.
Se você já tomava remédios para pressão arterial antes, seu médico pode recomendar que você continue tomando-os. Ou o seu médico pode recomendar que você tome um tipo diferente.
Os medicamentos para pressão arterial incluem:
-
Inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina).
-
Bloqueadores dos receptores da angiotensina II (BRA).
-
Diuréticos (comprimidos de água).
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.