Síncope vasovagal: instruções de cuidados
Vasovagal Syncope: Care Instructions
Suas instruções de cuidados

A síncope vasovagal (diga "vay-zoh-VAY-gul SING-kuh-pee") é uma tontura ou desmaio repentino que pode ser desencadeada por coisas como dor, estresse, medo ou trauma. Você pode suar ou sentir tontura, enjôo ou formigamento.
O problema faz com que a frequência cardíaca diminua e os vasos sanguíneos se alarguem ou dilatem por um curto período de tempo. Quando isso acontece, o sangue se acumula na parte inferior do corpo e menos sangue vai para o cérebro.
Geralmente você pode obter alívio deitando-se com as pernas levantadas (elevadas). Isso ajuda mais sangue a fluir para o cérebro e pode ajudar a aliviar sintomas como tontura. Alguns médicos podem recomendar uma técnica que envolve tensionar os punhos e os braços.
Esse tipo de desmaio costuma ser fácil de prever. Por exemplo, acontece com algumas pessoas quando veem sangue ou precisam tomar uma injeção. Eles podem sentir sintomas antes de desmaiar.
Um episódio de síncope vasovagal geralmente responde bem ao autocuidado. Freqüentemente, outro tratamento não é necessário. Mas se o desmaio persistir, seu médico poderá sugerir tratamentos adicionais.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Como você pode cuidar de si mesmo em casa?
-
Beba muitos líquidos para evitar a desidratação. Se você tem doença renal, cardíaca ou hepática e precisa limitar a ingestão de líquidos, converse com seu médico antes de aumentar a ingestão de líquidos.
-
Tente evitar coisas que você acha que podem desencadear a síncope vasovagal.
-
Converse com seu médico sobre quaisquer medicamentos que você toma. Alguns medicamentos podem aumentar a chance de ocorrência desta condição.
-
Se sentir sintomas, deite-se com as pernas levantadas. Converse com seu médico sobre o que fazer se os sintomas voltarem.
Quando você deve pedir ajuda?
Chamar 911
sempre que você achar que pode precisar de atendimento de emergência. Por exemplo, ligue se:
Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:
Atualização em: 18 outubro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.