Líquen Escleroso: Instruções de Cuidados

Lichen Sclerosus: Care Instructions

Visão geral

O líquen escleroso é um problema de pele de longa duração (crônico). Pode causar manchas brancas finas e enrugadas em peles mais claras. Na pele mais escura, as manchas podem parecer mais claras ou mais escuras do que a pele ao seu redor. As manchas coçam e doem. Se a pele rasgar, podem aparecer manchas vermelhas ou roxas brilhantes. Na maioria dos casos, ocorre na pele do ânus (a abertura por onde as fezes saem do corpo), na vulva (a área ao redor da vagina) e na ponta de um pênis não circuncidado.

Os médicos não têm certeza do que causa o líquen escleroso. Não é causado por uma infecção e não é contagioso. Você não pode espalhar isso para outras pessoas.

Se as manchas na pele estiverem no ânus, vulva ou pênis, o tratamento é importante para prevenir problemas. Se essas áreas não forem tratadas, a pele pode ficar fina, rasgar e sangrar. Isso pode ser doloroso. O líquen escleroso não tratado também pode causar coceira intensa e cicatrizes. As aberturas da vagina e do ânus podem estreitar-se e o prepúcio sobre o pênis pode apertar e encolher. Essa cicatriz é permanente e pode tornar doloroso ir ao banheiro e fazer sexo.

A esclerose do líquen nos órgãos genitais também pode aumentar o risco de câncer de pele. Exames cutâneos regulares são recomendados.

O líquen escleroso geralmente é tratado com creme ou pomada forte. O medicamento interrompe a inflamação, mas as cicatrizes na pele não desaparecem. Aqueles com cicatrizes de casos avançados na ponta do pênis podem fazer uma cirurgia para remover o prepúcio.

Manchas na pele em qualquer outra parte do corpo geralmente desaparecem por conta própria, sem tratamento.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.

Como você pode cuidar de si mesmo em casa?

  • Esteja seguro com medicamentos. Se o seu médico prescreveu um creme, aplique-o exatamente como indicado. Ligue para o seu médico se achar que está tendo problemas com o seu medicamento.

  • Coloque panos úmidos e frios na área para reduzir a coceira.

  • Use roupas largas. Evite náilon e outros tecidos que retêm a umidade perto da pele. Isso pode permitir o início de uma infecção.

  • Se o seu médico lhe disse para usar creme hidratante sem receita médica na pele, leia e siga as instruções do rótulo.

Dicas de cuidados

  • Não faça ducha, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

  • Evite banhos quentes. Não use sabonetes ou produtos de banho para lavar a área ao redor da vulva. Enxágue apenas com água e seque suavemente a área.

  • Mantenha seu pênis limpo. Se você não foi circuncidado, puxe suavemente o prepúcio para trás para lavar o pênis com água morna. Certifique-se de que seu pênis esteja seco antes de se vestir.

Quando você deve pedir ajuda?

Ligue para seu médico agora ou procure atendimento médico imediato se:

  • Você tem sintomas de infecção, como:

    • Aumento da dor, inchaço, calor ou vermelhidão.

    • Listras vermelhas saindo da área.

    • Pus drenando da área.

    • Uma febre.

Observe atentamente as mudanças em sua saúde e entre em contato com seu médico se:

  • A área afetada cresce ou muda.

  • Você tem sintomas novos ou piores.

  • Você não melhora como esperado.

Atualização em: 16 novembro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.