Aprendendo sobre neuropatia com quimioterapia
Learning About Neuropathy From Chemotherapy
O que é neuropatia?

A quimioterapia, ou quimio, pode causar danos aos nervos. Esse dano é chamado de neuropatia periférica (diga "puh-RIFF-uh-rul noo-RAW-puh-thee"). Pode afetar os nervos que controlam o sentido do tato, a forma como você sente dor e temperatura e a força muscular.
Quais são os sintomas?
Alguns sintomas comuns de neuropatia são:
-
Dormência, aperto e formigamento. Isso geralmente começa nos dedos das mãos e dos pés.
-
Perda de sentimento.
-
Dor em queimação, pontada ou pontada nas pernas, mãos e pés. Muitas vezes a dor piora à noite.
-
Fraqueza e perda de equilíbrio.
-
Uma mudança na sensibilidade ao toque ou à temperatura. Você pode senti-los mais ou menos do que o normal.
-
Problemas intestinais, como prisão de ventre.
A neuropatia causada pela quimioterapia geralmente aumenta lentamente ao longo de alguns meses. Você pode ter seus piores sintomas logo após um tratamento de quimioterapia. Então eles podem melhorar um pouco até o próximo tratamento.
Depois de terminar a quimioterapia, seus sintomas podem melhorar ou desaparecer. Isso pode levar até um ano ou mais. Em alguns casos, alguns dos danos nos nervos podem ser permanentes.
Como a neuropatia é tratada?
Para tratar a dor, não existe um tratamento único que funcione para todos. Você e seu médico podem querer tentar coisas diferentes.
-
Seu médico pode recomendar medicamentos. Estes incluem medicamentos que podem ajudar com dores nos nervos. Eles incluem certos tipos de antidepressivos, como duloxetina ou amitriptilina, e certos tipos de medicamentos anticonvulsivantes, como gabapentina.
-
Esteja seguro com medicamentos. Tome seus medicamentos exatamente como prescritos. Ligue para o seu médico se achar que está tendo problemas com o seu medicamento.
-
Você pode tentar terapias como acupuntura, fisioterapia e estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS). E você pode tentar técnicas de relaxamento, como respiração profunda.
Informe imediatamente o seu médico sobre quaisquer sintomas novos ou alterados durante a quimioterapia. Seu médico poderá alterar seu tratamento de quimioterapia para ajudar a prevenir danos nos nervos.
O que você pode fazer em casa?
Evitando lesões
Tenha cuidado para evitar lesões.
-
Quando seus pés ou pernas ficam dormentes, é mais fácil perder o equilíbrio e cair. Tente evitar andar em superfícies irregulares. Em casa:
-
Mantenha o chão e as escadas livres de tapetes e bagunça.
-
Instale corrimãos resistentes nas escadas.
-
Coloque barras de apoio perto do chuveiro, da banheira e do vaso sanitário.
-
Se precisar, use bengala, andador ou cadeira de rodas.
-
Para evitar queimar-se:
-
Use porta-panelas.
-
Evite água quente e vapor ao cozinhar.
-
Sempre verifique a água de uma torneira ou chuveiro quente usando uma parte do corpo que pode sentir a temperatura normalmente, como o cotovelo.
-
Verifique seus pés, pernas, mãos e braços todos os dias em busca de problemas de pele e unhas que possam piorar sem que você os sinta. Se precisar, peça para outra pessoa verificar para você.
-
Observe todas as partes dos seus pés. Certifique-se de verificar os dedos dos pés.
-
Se necessário, use um espelho de mão para inspecionar os pés. Ou você pode fixar um espelho de aumento na parede do banheiro, próximo ao rodapé.
-
Evite andar descalço se eles estiverem afetados.
-
Tente usar luvas para proteger as mãos ao trabalhar ao ar livre.
Estilo de vida saudável
Coma uma dieta balanceada. Além disso, evite álcool e fumo. Eles podem piorar a neuropatia.
Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança.
Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.
Atualização em: 20 dezembro, 2023
Versão do conteúdo: 14.0
As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.