Aprendendo sobre bombas de insulina

Learning About Insulin Pumps

O que é uma bomba de insulina?

../images/755bd96153edf20544fb3184b1e04c7e.jpg

Uma bomba de insulina é um pequeno computador que fornece insulina ao seu corpo. Com uma bomba, você não precisa aplicar injeções de insulina ao longo do dia. Você programa a bomba para fazer isso. Você também pode administrar uma dose extra de insulina quando precisar.

Uma bomba pode lhe dar mais liberdade para comer, dormir e fazer exercícios quando quiser.

Como funciona?

A bomba envia insulina através de um tubo plástico estreito (um cateter) que termina em uma agulha minúscula. A agulha entra na sua pele. O tubo e a agulha são chamados de conjunto de infusão. Na maioria dos conjuntos de infusão, a agulha é puxada para fora, deixando um pequeno tubo flexível chamado cânula sob a pele.

Algumas bombas são fixadas diretamente ao corpo e não precisam de tubulação. Com este tipo, um dispositivo remoto controla a bomba. E algumas bombas são descartáveis e não utilizam tubos ou controle remoto. Uma bomba sem tubulação às vezes é chamada de "remendo de bomba".

Uma bomba de insulina fornece um fluxo constante de insulina durante o dia e a noite. Isso é chamado de valor basal. Você configura isso para manter o açúcar no sangue dentro da faixa desejada ao longo do dia.

Você pode usar a bomba para administrar insulina extra ao fazer uma refeição ou lanche. Você pode administrar menos insulina quando estiver muito ativo ou se exercitando. Você também pode administrar mais insulina sempre que sentir que precisa de mais insulina do que a quantidade basal.

Por que algumas pessoas preferem bombas?

Uma bomba de insulina pode ajudá-lo a controlar o açúcar no sangue.

  • Uma bomba pode ajudá-lo a manter o açúcar no sangue mais próximo do normal. Você pode ter menos grandes oscilações nos níveis de açúcar no sangue.

  • Uma bomba pode fornecer uma quantidade exata de insulina e em quantidades muito pequenas.

  • A bomba pode ajudá-lo a manter o açúcar no sangue sob controle, sem causar níveis baixos de açúcar no sangue.

  • Uma bomba pode melhorar seu nível de hemoglobina A1c.

  • Você não precisa aplicar injeções várias vezes ao dia.

  • Você não precisa planejar sua vida em torno das injeções de insulina. Você não precisa parar o que está fazendo e tentar.

  • Algumas bombas também funcionam como medidor de açúcar no sangue ou se comunicam com o seu medidor. Algumas bombas medem continuamente a glicose. E algumas bombas podem sugerir a quantidade de insulina necessária com base nas leituras de açúcar no sangue.

Quais são as desvantagens?

Controle do diabetes

  • Uma bomba pode não melhorar o controle do açúcar no sangue se você já estiver aplicando injeções de insulina 3 ou mais vezes ao dia.

  • Se você mantiver os níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa restrita, pode ser mais difícil perceber quando o açúcar no sangue está baixo.

  • Se você não for bom em contar gramas de carboidratos, a bomba pode não ajudá-lo a controlar seu diabetes.

Segurança

  • A cetoacidose diabética (CAD) pode ocorrer com mais frequência e rapidez com uma bomba de insulina do que com injeções. O açúcar no sangue pode ficar muito alto se algo der errado com o cateter ou a bomba e você não perceber.

  • Você pode pegar uma infecção no local onde o cateter entra na pele. Você precisará cuidar bem do local e trocar o cateter dentro do prazo.

Esforço

  • Pode levar algum tempo para configurar a bomba. Você pode ter que passar algum tempo em uma clínica, pular algumas refeições e verificar o açúcar no sangue com mais frequência do que o normal.

  • Muitas companhias de seguros têm diretrizes rígidas que você deverá seguir ou elas não pagarão.

  • Pode ser necessário substituir o conjunto de infusão a cada 2 ou 3 dias.

  • Você pode ter que aprender novas rotinas sobre como e quando testar o açúcar no sangue e quando viajar, praticar esportes e comer.

Como você escolhe uma bomba de insulina?

Algumas pessoas dizem que escolher qual bomba usar é mais difícil do que decidir mudar para uma bomba. Existem várias empresas de bombas de insulina e cada bomba é ligeiramente diferente.

Pergunte aos membros da sua equipe de diabetes quais bombas eles recomendam.

Se você tiver seguro, descubra quais marcas de bombas estão cobertas. Em seguida, peça a essas empresas que lhe enviem informações ou verifique seus sites.

Você deve experimentar uma bomba com solução salina. Dessa forma, você pode ver como funciona e se sente.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para seu médico se tiver problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos seus exames e manter uma lista dos medicamentos que você toma.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.