Aprendendo sobre doenças hemolíticas em recém-nascidos

Learning About Hemolytic Disease in Newborns

O que é doença hemolítica?

../images/d0d26707f21656b65b682e122b1ac9ff.jpg

A doença hemolítica ocorre quando substâncias chamadas anticorpos no sangue da mãe causam a destruição dos glóbulos vermelhos do sangue do bebê. Isso pode ocorrer quando os tipos sanguíneos da mãe e do bebê não coincidem.

Todo sangue tem algo chamado antígeno Rh (ou fator Rh). É isso que torna um tipo sanguíneo positivo ou negativo.

Você pode ter sangue Rh negativo e seu bebê ter sangue Rh positivo. Se os dois se misturarem, seu corpo produzirá anticorpos. Isso é chamado de sensibilização Rh.

O que você pode esperar quando seu bebê tiver doença hemolítica?

Alguns bebês necessitam de cuidados especiais, como estar na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Isso pode ser assustador para você. Mas a equipe do hospital entende isso. Eles explicarão o que acontece e responderão às suas perguntas.

Um recém-nascido com doença hemolítica leve pode apresentar icterícia ou anemia. A icterícia faz com que a pele e a parte branca dos olhos fiquem amareladas. A anemia acontece quando muitos glóbulos vermelhos são destruídos. Em casos graves, icterícia, anemia e inchaço podem ser muito perigosos ou fatais.

Como é tratado?

Alguns bebês com doença hemolítica podem precisar de parto prematuro. Um bebê muito doente pode precisar de transfusões de sangue antes do nascimento, ainda dentro da mãe ou após o nascimento. Em casos graves, o médico pode doar sangue ao feto através da barriga da mãe.

Alguns bebês podem precisar de outros cuidados, como:

  • Oxigênio extra. É administrado ao bebê através de um tubo no nariz ou na garganta.

  • Fototerapia. Isso usa um tipo especial de luz para tratar a icterícia.

  • Medicamentos e vitaminas. Isso pode ajudar seu bebê a produzir glóbulos vermelhos.

Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do tratamento e da segurança do seu filho. Certifique-se de marcar e comparecer a todas as consultas e ligue para o seu médico se seu filho estiver com problemas. Também é uma boa ideia conhecer os resultados dos testes do seu filho e manter uma lista dos medicamentos que ele toma.

Atualização em: 18 outubro, 2023

Versão do conteúdo: 14.0

As instruções de cuidado foram adaptadas mediante licença de seu profissional de saúde. Se tiver perguntas sobre uma condição médica ou sobre estas instruções, consulte sempre um profissional de saúde. A Healthwise, Incorporated isenta-se de toda responsabilidade pelo uso destas informações.

© 2006-2025 Healthwise, Incorporated.